A Mais Antiga Fronteira Castelos do Distrito de Castelo Branco e Alcantara

tryart

Com João Paulo Oliveira e Costa

Portugal tem a mais antiga fronteira do mundo, através do Tratado de Alcanizes, de 1297, que, grosso modo, continua em vigor. Linha demarcadora, que encerrou dentro de si um povo com uma só língua disperso por um território diversificado. A sua estabilidade muito contribuiu para que Portugal fosse o primeiro estado europeu onde se manifestaram sentimentos claros de nacionalidade. A Tryvel vai à procura dos sinais dessa fronteira centenária. A linha fronteiriça do distrito de Castelo Branco é curta mas tem uma história rica de acontecimentos. A sua definição ocorreu no reinado de D. Dinis, meio século depois de a região ficar definitivamente afastada da fronteira com os muçulmanos. Do lado português, os castelos de Segura, Monsanto, Penha Garcia e Penamacor vigiavam o reino vizinho. As crónicas dão-nos conta de inúmeros recontros travados por aí nos diferentes conflitos que opuseram Portugal a Castela ou à Espanha, desde as guerras fernandinas à da Restauração, e mais tarde, Segura foi ponto de entrada do exército invasor de Junot, em 1807. Mas esta fronteira não assistiu só a combates e movimentos de tropas. Em 1479 foi palco das negociações discretas entre D. Beatriz, duquesa de Viseu, e a rainha Isabel de Castela que permitiram restabelecer a paz entre as duas monarquias ibéricas, consagrando a vitória dos Reis Católicos na Hispânia e o domínio do Atlântico pelos Portugueses.

Preço por Pessoa em Quarto Duplo

285 €

Suplemento Quarto Individual

25€

 

Programa inclui:

  • Acompanhamento de João Paulo Oliveira e Costa durante toda a viagem;
  • Acompanhamento por um responsável da Tryvel durante toda a viagem;
  • 1 noite de alojamento em hotel de 4*;
  • Pensão Completa com bebidas incluídas;
  • Todos os transportes como indicado no programa;
  • Todas as visitas mencionadas no itinerário;
  • Todas as entradas mencionadas no programa;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Seguro Multiviagens.

 

Programa não inclui:

  • Gratificações;
  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Despesas de caráter particular designadas como extras.
1º Dia – Lisboa / Segura / Alcantara
07h00 – Encontro dos viajantes à partida de Lisboa em Sete Rios (defronte da entrada principal do Jardim Zoológico). 07h15 – Partida de autocarro para Segura com paragem numa área de serviço. Visita a Segura, com passeio pelos arruamentos antigos, visita à Igreja matriz e subida à torre que serve de miradouro no local do antigo castelo. Almoço no Restaurante Gundin, em Alcântara. Visita à Ponte Romana e à cidade de Alcântara, nomeadamente o Mosteiro de São Bento com os seus claustros e a Catedral inacabada, e a Igreja de Santa Maria de Almocovar. Check in no Hotel Hospedaria Conventual de Alcantara 4*. Jantar no hotel. Alojamento.
2º Dia – Alcantara / Penha Garcia / Monsanto / Idanha-a-velha / Lisboa
Partida de manhã de autocarro para Penha Garcia. Visita às ruínas do castelo e à igreja matriz. De seguida o grupo viaja até Monsanto onde visita a vila antiga e o castelo no alto do penhasco. Almoço no Restaurante Adega Típica O Cruzeiro. A seguir à refeição deslocação em autocarro até Idanha-a-Velha, onde veremos as velhas muralhas de origem romana, a catedral visigoda e a torre dos templários. Regresso a Lisboa com paragem numa área de serviço. Chegada prevista às 20h00.
programa_castelo_branco