A Mais Antiga Fronteira – Rio Minho

tryart

Com João Paulo Oliveira e Costa

Portugal tem a mais antiga fronteira do mundo, através do Tratado de Alcanizes, de 1297, que, grosso modo, continua em vigor. Linha demarcadora, que encerrou dentro de si um povo com uma só língua disperso por um território diversificado. A sua estabilidade muito contribuiu para que Portugal fosse o primeiro estado europeu onde se manifestaram sentimentos claros de nacionalidade. A Tryvel, o CNC e o CHAM vão à procura dos sinais dessa fronteira centenária.

Nesta viagem iremos reconhecer a fronteira luso-galaica ao longo do rio Minho, que tem a particularidade de ser o troço mais antigo da fronteira, pois sempre definiu os limites do condado portucalense face à Galiza. Durante o seu reinado D. Afonso Henriques conquistou alguns castelos a norte do rio, mas depois do desastre de Badajoz teve de os devolver ao rei de Leão e a linha fronteiriça estabilizou definitivamente no rio Minho. Ao longo dos séculos foi sempre uma frente activa nos conflitos luso-castelhanos ou luso-espanhóis. Ao passearmos pelos centros históricos das vilas raianas iremos recordar esses momentos que ajudaram a definir a portugalidade.

Preço por Pessoa em Quarto Duplo

875 €

Suplemento Quarto Individual

160€

 

Programa inclui:

  • Acompanhamento do conferencista João Paulo Oliveira e Costa;
  • Acompanhamento por responsável da TRYVEL;
  • 3 noites de alojamento na Pousada de Valença 4**** ou similar;
  • Refeições com bebidas incluídas conforme o programa;
  • Todos os transportes conforme o programa;
  • Todas as visitas e entradas mencionadas no programa;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Radioguias;
  • Seguro Multiviagens.

 

Programa não inclui:

  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Gratificações;
  • Despesas de caráter particular designadas como extras.
1º Dia - Lisboa / Ponte de Lima / Valença
07h00 – Encontro dos viajantes à partida de Lisboa em Sete Rios (defronte da entrada principal do Jardim Zoológico).

07h15 – Partida de autocarro para Valença com paragem numa área de serviço. Almoço no Restaurante Açude, em Ponte de Lima. A seguir à refeição visita guiada da Fortaleza, Capela da Misericórdia e Capela do Bom Jesus. Check in na Pousada de Valença. Jantar no Restaurante Fortaleza. Alojamento.

2º Dia - Valença / Monção / Melgaço / Barbeita / Valença
Partida de manhã de autocarro para Monção. Visita guiada ao centro histórico da vila, incluindo as muralhas, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e os monumentos a Deuladeu Martins. Almoço no Restaurante Adega do Sossego, em Melgaço. Em Melgaço visita guiada ao centro histórico da vila incluindo o seu castelo e torre de menagem, a Igreja matriz e a da Misericórdia, ruínas arqueológicas e o solar do Alvarinho. De regresso para Valença paragem para visita do lugar de Barbeita onde João de Gante, duque de Lencastre, e D. João I se reuniram e acordaram o casamento do rei com D. Filipa de Lencastre. Jantar no Restaurante Solar do Bacalhau, em Valença. Alojamento.
3º Dia - Valença / Tui / A Guarda / Celanova / Valença
Saída de manhã com atravessamento da ponte para a Galiza. Visita guiada com guia local da Catedral de Tui e Igreja de San Telmo. Em A Guarda visita à Citânia do Monte de Santa Trega. Almoço no Restaurante Trasmallo, em A Guarda. De tarde visita guiada ao Mosteiro de San Salvador, em Celanova. Regresso a Valença. Jantar de Despedida no restaurante da Pousada. Alojamento.
4º Dia - Valença / Vila Nova de Cerveira / Caminha / Lisboa
De manhã partida de autocarro para Vila Nova de Cerveira para visita guiada ao centro histórico da vila, incluindo o seu forte e da Igreja Matriz. Em Caminha, visita à Igreja Matriz e Igreja da Misericórdia. Almoço no Restaurante Muralha de Caminha. Regresso para Lisboa com paragem numa área de serviço.

programa_mfa_minho