tryart
O arquipélago de Cabo Verde foi o primeiro território tropical que os portugueses povoaram e representou, por isso, a primeira experiência de adaptação da civilização europeia a um espaço exterior à Europa, que foi igualmente, desde o início, a primeira experiência da formação de uma sociedade euroafricana. Entre colonos voluntários e forçados, forjou-se uma entidade crioula, ligada a Portugal, mas desde cedo com uma identidade específica que se prolongou até aos nossos dias.
Arquipélago tropical, serviu de plataforma (como se fora um porta-aviões) para o comércio com os espaços africanos em que os europeus, em regra, eram incapazes de sobreviver. A sua localização no meio do oceano tornou-o numa área de ligação entre quatro continentes, pois além de ser ponto de escala para os negócios entre a Europa, África e a América, também os navios da Carreira da Índia ali encontravam auxílio e deixavam produtos que enriqueciam a nação crioula em gestação.
As ilhas de Santiago e do Fogo foram as primeiras a ser povoadas, mas com o passar do tempo todas acolheram habitantes. No século XVIII, a ilha de São Nicolau tornou-se residência do bispo, no XIX, a ilha de São Vicente tornou-se num porto indispensável para a navegação a vapor e no século XX, a ilha do Sal tornou-se num nó da navegação aérea. O turismo das últimas décadas tornou as praias brancas do Sal e da Boavista em novos destinos de milhares de pessoas.
Ilhas abertas ao mundo, cada uma é um pequeno universo em que se desenvolveram artes mestiçadas e onde se conservam paisagens sublimes que poderão ser apreciadas pelos participantes nesta viagem intensa.
Preço por Pessoa em Quarto Duplo |
3.390 € |
Suplemento Individual |
420 € |
Programa inclui:
Programa não inclui:
INFORMAÇÕES | RESERVAS
PB – Telf. 215 927 076 | info@nulltryvel.pt
Comparência no aeroporto de Lisboa e assistência nas formalidades de embarque do voo TAP com destino a São Vicente. Partida às 09h25. Chegada pelas 11h45 e transporte para o Hotel Oasis Porto Grande 4* ou similar. Almoço. Durante a tarde, passeio a pé pela cidade do Mindelo, com visita à réplica da Torre de Belém que alberga o Museu do Mar, Museu de Cesária Évora, e vistas panorâmicas, com ida à Ponta de João Ribeiro. Jantar no Hotel.
Pequeno almoço, transporte para o cais e embarque em ferryboat par Santo Antão. Exploração de deslumbrantes paisagens até Porto Novo através da estrada antiga, visita soa pontos de maior interesse ( Cratera Vulcânica de Cova, Ribeira Grande até Ponta do Sol com visita ao cemitério judeu, relógio do Sol do Porto, Camara Municipal e visita da famosa Vila das Fontainhas. Regresso à Ribeira Grande para Almoço. Passeio ao Vale do Paul incluindo visita de destilaria tradicional. Jantar e Alojamento no Pedracin Village Hotel ou similar.
Pequeno almoço e continuação das visitas em Santo Antão. Em direção de Ponte Sul, para visitas de Chã de Morte, Selada Alto Mira, Ribeira da Cruz e Alto Mira. Almoço no projeto agrícola Leão Lopes para conhecer também a fabrica de blocos para breve explicação sobre o cultivo de várias plantas como manga e mamão e sobre o fabrico de produtos locais e artesanato. Regresso a Porto novo via Ponte Sul, terminando no cais de embarque em ferryboat de regresso a São Vicente. Jantar em Restaurante em Mindelo. Alojamento no Hotel Oasis Porto Grande 4* ou similar.
Visita à ilha de São Vicente, passando pela Baía das Gatas, Miradouro de Monte Verde, Praia Grande, Calhau, Santa Luzia D’Terra, Ermida e regresso ao Mindelo para almoço. Transporte para o aeroporto e embarque pelas 16h00 em voo de de regresso a Santiago. Jantar e alojamento no Hotel Praia Mar 4* ou similar.
Dia dedicado a visitas na Ilha de Santiago. De manhã, visitas na Cidade Velha ( antiga Ribeira Grande ) e primeira capital de Cabo Verde. Passeio a pé, para visitas da Fortaleza de São Filipe, o Pelourinho, a Sé Catedral, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Convento de São Francisco. Almoço. De tarde, visita ao Museu Etnográfico da Praia e ao Museu Arqueológico, na cidade da Praia. Jantar e Alojamento.
Pequeno almoço e visita da Igreja Nossa Senhora da Luz, na sede antiga da antiga capitania de Alcatrazes. Pelas 13h35, voo para a Ilha do Fogo. Chegada a São Filipe e almoço em restaurante. Durante a tarde passeio pela Cidade de São Filipe com descida à praia. Alojamento no Hotel Ocean View ou similar. Jantar.
Ascensão da cidade pela zona do Forno, Patim até se chegar a Achada Furna, uma aldeia construída para realojar os habitantes de Chã das Caldeiras, após a erupção de 1995. Passagem ainda por Cabeça Fundão, onde se podem avistar as antigas crateras. Ao chegar à entrada do Parque Natural do Vulcão do Fogo, foto stop para apreciar esta paisagem lunar. Continuação para a Portela, uma das vilas engolidas pelas lavas de 2014, mas que já se encontra reconstruída com restaurantes, pequenas pensões, habitações e outras pequenas estruturas. Almoço num dos restaurantes reconstruídos na cratera. Regresso a São Filipe passando por Relva, Mosteiros e Atalaia. Jantar e Alojamento.
Manhã dedicada a visita do seu colorido Mercado Municipal para sentirmos o pulso à vida e ritmo dos habitantes de São Filipe e ao Museu Municipal. Almoço na cidade. Pelas 16h20, voo de regresso à Cidade da Praia em Santiago. Chegada às 16h50, e passeio pelo plateau, a zona mais antiga da cidade da Praia. Jantar de despedida com animação musical no Quintal da Música. Alojamento no Hotel Praia Mar 4* ou similar.
Continuação das visitas em Santiago. Destaque para São Domingos e o seu tradicional centro de artesanato, São Jorge dos Órgãos para visita do seu Jardim Botânico. Continuação para a cidade da Assomada, a antiga Santa Catarina, para descoberta do seu centro e o famoso mercado de rua que se realiza neste dia, sábado. Continuação para o Tarrafal, com breve paragem no Parque Natural da Serra Malagueta. Chegada e visita ao ex-campo de concentração do Tarrafal, agora Museu da Resistência, marco histórico incontornável de Cabo Verde. Passeio pela vila, com tempo livre para tomar banho na mais bela praia da Ilha de Santiago. Almoço. Regresso à cidade da Praia, com paragens na Calheta de São Miguel e Pedra Badejo e ainda oportunidade fotográfica no Vale das Mil Palmeiras em Santa Cruz ( Antes do jantar, quartos disponíveis para um duche e troca de roupa antes da viagem de regresso a Portugal ) Jantar e transporte para o aeroporto e formalidades no voo de regresso a Lisboa em voo TAP com partida prevista às 23h55.
Pelas 05h55, Chegada a Lisboa.
FIM da VIAGEM