programa
Pirotecnia, brincar com o fogo, pura maluquice. O que lhe queiram chamar, mas são as festas tradicionais mais intensas que se conhecem! As Fallas de Valência!!! Tendo surgido na Idade Média, as Fallas começaram por ser os festejos dos carpinteiros de Valência à chegada da Primavera. Por alturas de março, recolhiam os restos de madeira que iam acumulando ao longo do ano e acendiam uma pequena fogueira para celebrar o equinócio. Pouco a pouco, a coisa foi-se tornando menos pagã e, ganhando um novo fôlego. Os restos de madeira começaram a assemelhar-se a figuras humanas cada vez mais detalhadas e a data de celebração começou a ocorrer sempre pela mesma altura: o dia do santo padroeiro dos carpinteiros, São José. História à parte, as Fallas são hoje uma das maiores festas tradicionais de Espanha que, à boa moda espanhola, se prolongam durante dias, e sempre noite dentro com muita barulheira e pirotecnia à mistura. Ora o que acontece é o seguinte: durante o ano os Falleros (Comissões de Festas das Fallas, sendo que existe uma por bairro) esforçam-se por criar as fallas mais belas e grandiosas. As construções mais altas ultrapassam os 30 metros de altura, sendo que o record pertence à “Na Jordana”, com 33 metros de altura, feita em 2001. De restos de pedaços de madeira, as fallas evoluíram para esculturas de cartão enormes e coloridas, feitas por artistas que se empenham ao longo de um ano e que constroem a sua peça sob um mote satírico, que é lançado no início do ano para que todos tenham 12 meses para se prepararem. Existem hoje falleros com carreiras de mais de 40 anos e gerações inteiras dedicadas à falla.
Preço por Pessoa Quarto Duplo |
1.375 € |
Suplemento Quarto Individual |
390 € |
Nota: Obrigatório Cartão de Cidadão com validade mínima de 6 meses à data da viagem.
Programa inclui:
Programa não inclui:
INFORMAÇÕES | RESERVAS
CM – Tel. 215 927 076 | info@nulltryvel.pt
Saída em hora e local a indicar com destino a Mérida. Chegada e Almoço. De tarde, visita com guia local a esta cidade, fundada pelo Imperador Octávio Augusto com o nome de “Augusta Emerita” a 25 a.C. para acolher soldados veteranos, a sua história atravessa os séculos. A atual capital de Extremadura foi considerada Património Mundial pela UNESCO. Visita ao teatro e anfiteatro romano, um dos mais bem preservados conjuntos arqueológicos romanos do mundo, ainda usado hoje em dia para festivais dramáticos, continuamos com a visita do Aqueduto dos Milagres que visava o transporte de águas para a cidade. O seu nome vem do espanto que o bom estado de conservação da construção causava nas pessoas. Continuação para Ciudad Real onde iremos pernoitar. Chegada ao Hotel Exe Doña Carlota 4*. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel e saída para visita de cidade.
Quatro quilômetros de muralhas e cento e trinta torreões protegiam durante a Idade Média uma população composta por cristãos, mouros e judeus. Após a unificação dos reinos peninsulares pelos Reis Católicos, foi no século XVII que Ciudad Real se tornou a capital da província de La Mancha.
O peculiar estilo gótico desta cidade pode ser visto no conjunto artístico planejado por Alfonso X o Sábio e, fundador desta vila, e é formado por três igrejas. Entre elas destaca-se a igreja de Santiago, a mais antiga das que são conservadas. A Catedral de Santa María del Prado, que iremos visitar, é outro bom exemplo da combinação de estilos, uma consequência de um longo processo de construção. A terceira destas igrejas é a de San Pedro, um templo gótico do final do século XIV cujo perfil é semelhante ao de uma fortaleza.
Almoço em restaurante.
Tarde livre.
Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel e saída para Valência, com chegada ao final da manhã. Almoço. Tarde livre para assistir aos festejos – oferenda de flores à Virgem dos Desamparados. À noite, possibilidade de saída, a pé, até ao centro de Valência, para assistir às atividades das Fallas, sob um esplêndido fogo-de-artifício. As Fallas são a expressão máxima de arte, tradição, sátira e emotividade desta região. Os gigantes ninots, que hoje em dia chegam a atingir os 20 e 30 metros, são elementos que se assemelham a figuras humanas e servem na maior das vezes o propósito de crítica social, sempre de forma bem-humorada e sarcástica. Jantar e alojamento no Hotel Eurostars Rey Don Jaime 4*.
Pequeno-almoço no hotel e saída para visita panorâmica a Valência, cidade das Artes e das Ciências. Passeio, a pé, pelo centro histórico, com ruas estreitas, casas monumentais e La Lonja, uma construção de estilo gótico do séc. XV, Património da Humanidade da UNESCO desde 1996. Almoço no final das visitas. Tempo livre para continuar a assistir às festividades, tidas em honra de S. José, que culminam nesta noite com a queima das Fallas, o momento mais aguardado pelo público. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Cuenca, uma das cidades mais pitorescas e bonitas de toda a Espanha, situada no alto de íngremes falésias de calcário à beira de duas ravinas, Cuenca é uma cidade espanhola que desafia as leis da gravidade. O centro da cidade foi considerado como Património Mundial pela UNESCO que ainda preserva a sua característica arquitetura moura medieval. Na nossa visita daremos principal destaque à Plaza Mayor, a praça central do centro histórico de Cuenca e onde está localizada a Catedral, possui centenárias casinhas coloridas onde hoje funcionam restaurantes e lojas de souvenires, à Catedral de Cuenca ou Catedral de Santa María y San Julián, foi construída a mando do Rei Alfonso VIII logo após a conquista cristã de Cuenca no final do século XII. No local havia uma Mesquita. O estilo predominante da Catedral é o gótico-normando. Ela foi uma das primeiras catedrais góticas da Espanha, mas ao longo dos séculos ampliações e reformas acrescentaram novos estilos ao templo. A última intervenção foi na década de 1990 quando foram colocados novos vitrais de estilo abstrato, as Casas Suspensas são um conjunto de três casas vizinhas cujas varandas se debruçam sobre o desfiladeiro onde corre o Rio Huécar, as casas são do final do século XV. Almoço durante as visitas. Em hora a combinar saída em direção a Toledo. Chegada ao Hotel Eurostars Toledo 4*. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel e saída para visita de dia inteiro da antiga capital de Espanha e uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa. Perfeitamente localizada no topo de uma montanha cercada pelo Rio Tejo, Toledo impressiona com as suas belezas naturais, prédios grandiosos e a sua arquitetura de influências árabe e gótica. Visita da cidade com guia local com principal destaque para o Palácio de Alcázar, um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo, as suas torres podem ser vistas a quilómetros de distância. O palácio foi construído por volta do século III pelos romanos e subsequentemente reformulado pelos cristãos. O seu tamanho (e sua localização privilegiada no topo da parte mais alta de Toledo) são realmente impressionantes. Almoço em restaurante. De tarde, visita da Catedral de Toledo é o ponto central da cidade, e, em volta dela, existem inúmeras ruas estreitas charmosas, repletas de lojas que vendem desde antiguidades a produtos locais. A catedral foi construída no século I por São Eugénio, e depois passou pelas mãos dos muçulmanos durante a invasão árabe, quando foi transformada numa mesquita, sendo finalmente devolvida aos cristãos e reconstruída na arquitetura gótica que vemos atualmente. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel e saída de Toledo em direção a Trujillo. Chegada e visita desta cidade que surpreende, pelo seu rico e influente passado, e magnífico conjunto arquitetónico, composto por várias igrejas, castelos e palacetes que se estruturam em torno de sua Plaza Mayor, que foram declarados Bem de Interesse Cultural. No século XVI, foi berço de ilustres personagens ligados à descoberta da América, designadamente, Francisco de Pizarro, descobridor do Peru, Francisco de Orellana, Frei Jerónimo de Loaísa, primeiro Bispo de Cartagena das Índias e Nuflo de Chaves, descobridor da Bolívia, ficou associada à Rota dos Conquistadores, que percorre outras localidades da Extremadura como Medellín, Villanueva de la Serena e Jerez de los Caballeros. Sem dúvida uma visita inexpetável, a um local que passa despercebido nesta estrada entre Madrid e Portugal, mas que não deixa de ser uma cereja no topo do bolo desta nossa magnífica viagem.
Almoço e continuação da viagem rumo a Portugal.
FIM DA VIAGEM