Circuito completo Georgia & Arménia

  • Destino: ,
  • Duração: 12 dias
  • De: 03/09/2024
  • a: 14/09/2024
  • Preço: 2,785€

programa  

Georgia & Arménia

O Cáucaso é uma região tão bonita quanto (ainda) desconhecida, e por isso este é o momento para o visitar. Geograficamente na Ásia mas (segundo muitos) culturalmente na Europa, todos estes países têm algumas subtis semelhanças e diferenças entre si. Uma viagem agradável, paisagens deslumbrantes, conhecendo as histórias ricas e conturbadas destes países, suas culturas e povos, e explorando as suas ricas culinárias. 

A GEÓRGIA, é de notável diversidade cultural, múltiplas religiões, paisagens fascinantes e um passado remoto. Desde desertos a bosques densos e fantásticos, de belas cidades populosas a pequenas e encantadoras aldeias, aqui encontraremos de tudo.

A ARMÉNIA, uma das civilizações mais antigas do planeta, conhecida por ser o primeiro país a adotar o cristianismo como religião oficial no ano 301 d.C., ostenta um legado cultural e arquitetónico significativo. Rica em mosteiros e igrejas históricas, como o Mosteiro de Geghard e o Complexo Monástico de Haghpat, encontraremos um país de artistas e poetas orgulhosos da sua nação. Mas, não menos importante, este belo país do Cáucaso, ostenta majestosas montanhas, com lagos em altitude, como o Lago Sevan, um dos maiores lagos de água doce de alta montanha, picos plenos de neve e frondosas florestas. O seu conhaque é também famoso… tal como a sua história, que infelizmente foi de sofrimento, às mãos de inúmeros exércitos invasores.

Preço por Pessoa Quarto Duplo
(Mínimo 25 participantes)

2.785

Suplemento Quarto Individual

470


Programa inclui:

  • Acompanhamento por representante Tryvel ;
  • Bolsa de documentação e saco Tryvel;
  • Passagem aérea Lisboa / Cidade Europeia / Tbilisi / Cidade Europeia / Lisboa em classe económica em voos regulares e com direito ao transporte de 23 kg de bagagem;
  • Assistência e transporte privativo Aeroporto / Hotel / Aeroporto;
  • 11 noites de alojamento nos hotéis mencionados incluindo o pequeno-almoço diário;
  • Programa em regime de pensão completa, desde o almoço do 2ª dia ao jantar do 11º dia num total de 20 refeições incluindo 2 jantares com espetáculo de folclore local;
  • Autocarro de turismo com ar condicionado durante todo o circuito;
  • Serviço de Bagageiros nos Hoteis –  1 peça de bagagem por pessoa ;
  • Visitas de acordo com o itinerário, acompanhadas por guia local em espanhol, incluindo entradas nos monumentos visitados no interior;
  • Apresentação instrumental Duduk em Garni;
  • Utilização audioguias durante todo o percurso;
  • Oferta de água no autocarro ( 1 garrafa de água por pessoa e dia )
  • Seguro de assistência em viagem Multiviagens Plus 1;
  • Gratificações a guias e motoristas;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 302,80 € por pessoa, à data de 22.01.2024 – a atualizar e reconfirmar na altura da emissão da documentação);
  • Todas as Taxas Hoteleiras, de Serviço e IVA.

Programa não inclui:

  • Bebidas às refeições;
  • Quaisquer serviços que não se encontrem devidamente mencionados no presente itinerário e extras de carácter pessoal (ex. telefonemas, bar, mini-bar, lavandaria, etc.) e refeições não mencionadas.

 

INFORMAÇÕES | RESERVAS
GC – Tel. 215 927 076 | info@nulltryvel.pt

1º Dia - 03 Setembro (Ter.) – LISBOA / Cidade Europeia

Comparência no aeroporto de Lisboa, 180 minutos antes da partida.

Assistência nas formalidades alfandegárias e embarque em voo com destino a Tbilisi com escala em cidade europeia.

Noite e serviços a bordo.

2º Dia - 04 Setembro (Qua.) – Cidade Europeia / TBILISI

Chegada a Tbilisi.

Formalidades de entrada na Georgia. Assistência local e transporte para o Hotel Ramada by Wyndham Tblisi Old City 4* ou similar e alojamento. Parte da manhã livre para descanso. Almoço em restaurante.

Pelas 14h00, início da descoberta da capital da Geórgia fundada no séc. V pelo Rei Vakhtang Gorgasali. Visita a pé da cidade velha, conhecida por Kala, que se desenvolveu no interior das muralhas da Cidadela e que se estende até às margens do rio Mtkvari.

Visitaremos igrejas seculares, tesouros de museus e outros importantes pon  tos culturais e religiosos; destaque para uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, a Catedral da Santíssima Trindade, em frente à Ponte da Paz e a Igreja Metekhi do séc. XII, e que faz parte do complexo Real.

Passagem pelo bairro dos banhos públicos de àguas sulfurosas e continuação visita da Basílica de Anchiskhati, construída na primeira metade do séc. VI assim como visita da Catedral Sioni do séc. XII, verdadeira obra-prima da arquitetura. Subida de teleférico à Fortaleza de Narikala, do séc. IV, e a principal cidadela da cidade, de onde se tem uma bela panorâmica sobre a cidade.  Após as visitas regresso ao hotel. Jantar em restaurante e alojamento no hotel.

3º Dia - 05 Setembro (Qui.) – TBILISI / MTSKHETA 28Km / GORI 65Km / UPLISTSIKHE 14Km / TBILISI 99Km

Após o pequeno-almoço no hotel, partida para Mtskheta, a antiga capital da Geórgia, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, e que é um verdadeiro museu vivo com inúmer  os monumentos arquitetónicos e históricos. Visita da Igreja de Jvari do séc. VI-VII; e da Catedral de Svetitskhoveli do séc. XI, um dos lugares sagrados da Geórgia.  Almoço em restaurante.

Segue-se Gori, cidade natal do ditador José Estaline, para visita ao Museu de Estaline. Próximo de Gori encontra-se a encantadora cidade de Uplistsikhe, fundada nos finais do II milénio a.C. Esta antiga fortificação é um fabuloso complexo de cavernas e tuneis escavados na rocha e importante centro de trocas comerciais da Rota da Seda até ao séc. XII. Regresso ao hotel ao final do dia.

Jantar em restaurante e alojamento no hotel.

4º Dia - 06 Setembro (Sex.) – TBILISI / KAZBEGI – ANANURI 67Km / TBILISI 67Km

Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiro de visitas na região de Kazbegi, com principal destaque para o Mosteiro de Ananuri, do Séc. XVII, localizado nas margens do Lago Khivali e que detém uma magnifica vista panorâmica sobre as montanhas do Caucaso. O Almoço será servido durante as visitas, após o  qual se ascenderá em jipes 4×4, a 2170 mts de altidude para visita à Igreja de Gergeti. Regresso a Tbilisi. Em hora a combinar, transporte para o restaurante onde será servido o jantar com espetáculo de folclore Georgiano. Regresso ao hotel e alojamento.

5º Dia - 07 Setembro (Sáb.) – TBILISI / SADAKHLO 74Km / HAGPAT 39Km / ARTASHAVAN 174km / YEREVAN 32Km

Pequeno-almoço e ’check-out’, saída para visitar a Catedral de Sameba, a principal Catedral Ortodoxa Georgiana de Tblisi. Findo a visita, saída da cidade em direção da zona fronteiriça de Sadakhlo. Troca de autocarro e de guia local. Entrada na Arménia pelo vale do rio Debed até ao Mosteiro Haghpat (séc. X), um dos mais importantes centros espirituais e culturais, que tinha uma escola popular e uma tipografia. O complexo está inscrito no Património Mundial da UNESCO pelo seu desenho arquitetónico único, bem como pelo seu famoso gavit (sacristia). Breve paragem no Parque das Letras, onde terá a oportunidade de encontrar a primeira letra do seu nome e até tirar uma fotografia com ela.

Chegada a Yeravan. Check in no Hayasa Hotel 4* ou similar.

Jantar em restaurante. Alojamento no Hotel.

6º Dia - 8 Setembro (Dom.) – YEREVAN

Após o pequeno almoço, saída do hotel para a visita de dia inteiro à cidade de Yerevan, que inclui todos os principais pontos turísticos da capital. Yerevan está na lista das “mais antigas  cidades continuamente habitadas” do mundo, datando do século VIII a.C. É muito animada, com cafés abertos, restaurantes e mercados locais. Desfrute de uma vista panorâmica da Ópera, da magnífica paisagem dos dois picos bíblicos cobertos de gelo do Monte Ararat, do Lago dos Cisnes, da Avenida Norte e da Praça da República, que é considerada um dos locais mais espantosos e famosos da capital. Visita ao Centro de Artes Cafesjian e ao Jardim de Esculturas. O Cafesjian Center for the Arts dedica-se a trazer o melhor da arte contemporânea para a Arménia e a apresentar o melhor da cultura arménia ao mundo. Inspirado pela visão do seu fundador, Gerard L. Cafesjian, o Centro oferece uma grande variedade de exposições, incluindo uma seleção de obras importantes da Coleção Gerard L. Cafesjian de arte contemporânea. Tendo celebrado a sua grande inauguração em novembro de 2009, o CCA continua a expor obras únicas de arte moderna e contemporânea e oferece um programa diversificado de palestras, filmes, concertos e inúmeras iniciativas educativas para adultos e crianças. Mais de um milhão de pessoas visitaram o Centro anualmente desde a sua abertura.

Visita a “Matenadaran”, onde se encontra a maior coleção de manuscritos iluminados arménios do mundo. Nos fundos de Matenadaran, terá a oportunidade de ver o maior livro, que pesa 28 quilos, e o mais pequeno, que pesa apenas 19 gramas. Todas as nações podem encontrar algo interessante neste instituto de investigação, uma vez que é um local único e tem manuscritos de mais de 18000 de todo o mundo (encerrado às segundas-feiras). Visita ao museu do genocídio, que exibe documentos internacionais sem precedentes sobre o genocídio arménio, o primeiro genocídio do século XX. Após a visita ao museu, exploraremos o complexo memorial de Tsitsernakaberd, dedicado a 1,5 milhões de vítimas (museu encerrado às segundas-feiras). Visita à feira da ladra Vernissage, onde se pode encontrar jóias de artesanato local, trabalhos de agulha, bem como tapetes tradicionais, livros e t-shirts com design tradicional. Um local favorito também para os habitantes locais que procuram presentes originais para os seus entes queridos, bem como para a diáspora que sai das fronteiras do país. (aberto apenas aos fins-de-semana e parcialmente durante a semana).

Regresso ao hotel.

Jantar em restaurante.  Alojamento no hotel.

7º Dia - 9 Setembro (Seg.) – YEREVAN / KHOR VIRAP 42Km / YEREVAN 42Km / ZVARNOTS (nos arredores da cidade)

A excursão começa com uma confortável viagem de carro a partir de Yerevan através do Vale do Ararat, uma região de cortar a respiração na Arménia, conhecida pelas suas terras férteis, vinhas e vistas icónicas do Monte Ararat. Esta viagem levá-lo-á através das paisagens pitorescas do vale e dar-lhe-á a conhecer os destaques agrícolas e culturais desta região. Visita ao Mosteiro de Khor Virap (“poço profundo”), (4º c. A.D.) na base do Monte Ararat. Aprecie também a bela vista para a montanha bíblica de Ararat, onde o arco de Noé lançou uma âncora. *A visibilidade pode ser difícil, dependendo das condições climatéricas. Continuação para Etchmiadzin. Almoço em restaurante e visita do centro de turismo e arte de Machanents para uma experiência local maravilhosa. Neste complexo há uma escola de arte, uma escola de cozinha nacional, um estúdio de teatro e um “Centro Regional Étnico de Inovação” único, que tem cerca de 250 alunos, incluindo grupos vulneráveis/órfãos, crianças deficientes e de famílias pobres. Os lucros obtidos com estes serviços revertem a favor dos programas de caridade da ONG “Cruz da Unidade Arménia”. Recentemente, Machanents abriu também um projeto comunitário especial – um restaurante onde só trabalham os reformados.

Visita da Catedral de Zvartnots, do século VII (Património Mundial da UNESCO), que foi escavada e reconstruída no início do século XX. O design e a construção arrojados representam a inovação arquitetónica no seu melhor.

Jantar em restaurante. Alojamento no hotel em Yeravan.

8º Dia - 10 Setembro (Ter.) – YEREVAN / GARNI / GEGHARD / YEREVAN

Pequeno Almoço no hotel. Visita à aldeia de Garni, famosa pelo seu templo pagão helenístico do século I. É o único templo pagão que sobreviveu após a cristianização da Arménia. O local é particularmente famoso pelas suas belas paisagens e pela extraordinária vista que se abre para o desfiladeiro e para as montanhas circundantes.

Apresentação de Duduk – Garni Perto do templo de Garni, aprecie os sons do duduk arménio. O duduk é um instrumento musical de sopro tradicional que faz parte do Património Cultural Mundial da UNESCO.

A visita ao Balneário Garni constitui uma oportunidade única para experimentar os antigos rituais de banho e apreciar as realizações arquitetónicas do passado. O Balneário Garni é um exemplo bem preservado da arquitetura arménia medieval. Foi construído durante o século III d.C. e mostra o engenho dos antigos métodos de engenharia e construção. Descida do desfiladeiro do rio Azat, onde se encontra a “Sinfonia das Pedras” ou “Órgão de Basalto”. Estas colunas de basalto  são o resultado de lava em movimento lento. Este monumento natural é o ponto alto da zona e um local de piquenique favorito dos habitantes locais. Demonstração da confeção de lavash (pão tradicional arménio; Património Cultural da UNESCO).

Familiarize-se com a técnica de preparação. Em seguida, desfrute do “brduj” (pãozinho recheado) e prove o pão acabado de cozer recheado com queijo jovem e ervas locais. Almoço em restaurante.

Visita do Mosteiro de Geghard (4.º d.C. e Património Mundial da UNESCO com proteção reforçada). Contém várias igrejas e túmulos, a maior parte deles talhados na rocha, que ilustram o auge da arquitetura medieval arménia. O complexo de edifícios medievais está inserido numa paisagem de grande beleza natural, rodeado por imponentes penhascos à entrada do vale de Azat. O local é o mais famoso entre os habitantes locais pelas cerimónias de batismo e casamentos, pelo que é frequente ser-se um participante ad hoc dos eventos tradicionais quando se visita o local. Regresso ao hotel.

Saída para jantar com folclore no Museu Megerian Carpet  ( Museu dos tapetes ) .   Alojamento no hotel.

9º Dia - 11 Setembro (Qua.) – YEREVAN / LAGO SEVAN 70Km / DILIJAN 31Km

Pequeno-almoço no hotel e ‘check out’. Passeio panorâmico ao longo da pérola da Arménia, o Lago Sevan, que cobre mais de 10% do território do país. O Lago Sevan é um dos destinos mais emblemáticos e pitorescos da Arménia, atraindo turistas de todo o mundo. Este lago de água doce não é apenas o maior da Arménia, mas também um dos maiores lagos de altitude do mundo. A sua beleza deslumbrante e o seu rico significado histórico e cultural fazem dele uma visita obrigatória para os turistas. O Lago Sevan é conhecido pela sua excecional beleza natural. Empoleirado na margem noroeste do Lago Sevan, Sevanavank é um local histórico e espiritual que não deve ser perdido. É constituído por duas igrejas monásticas arménias medievais, que remontam ao século IX. O complexo oferece vistas incríveis sobre o lago e os seus arredores, tornando-o um local ideal para apreciar a paisagem e tirar fotografias memoráveis. Almoço em restaurante.

Continuação para Dilijan, onde poderá apreciar os monumentos naturais e arquitetónicos da antiguidade, as montanhas e as florestas que o rodeiam em qualquer ponto da cidade. Na “Cidade Velha”, verá varandas e terraços únicos, típicos de Dilijan do século XIX, que demonstram o amor histórico da região pelo trabalho em madeira fina.

Chegada ao BW Paradise Hotel 4* em Dilijan ou similar.

Jantar e alojamento no hotel.

10º Dia - 12 Setembro (Qui.) - DILIJAN / SANAHIN 97Km / TBILISI 121Km

Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita à Pinacoteca de Dilijan e continuação para visita do Mosteiro de Sanahin, que está entre as obras mais notáveis ​​da arquitetura medieval da Arménia na região de Lori e declarado Património da Humanidade pela UNESCO.  Almoço em restaurante.  Regresso à zona fronteiriça entra a Arménia e a Georgia e após cumpridas as formalidades aduaneiras, regresso à capital da Geórgia, Tbilisi.

Jantar em restaurante. Alojamento no Hotel Ramada by Wyndham Tblisi Old City  4* ou similar.

11º Dia - 13 Setembro (Sex.) – TBILISI / TELAVI 94km / SIGHNAGHI 60Km / TBILISI 109Km

Pequeno-almoço no hotel. Partida do hotel para descobrir a pitoresca e a mais fértil região da Geórgia – Kakheti, que junção da cordilheira do Grande Cáucaso e o Vale Alazani, com picos superiores a 3.000 metros de altitude. A região é conhecida como o berço da viticultura e da produção vinícola. O solo rico, o calor do Sol, e o muito trabalho deram a possibilidade de desenvolver cerca de 500 variedades de vinho na Geórgia.

É um símbolo da hospitalidade, da amizade, da tolerância do povo e uma chave pa  ra o mistério da longevidade dos georgianos. Paragem em Telavi para se visitar o Museu Tsinandali fundado no séc. XIX, nas terras do famoso poeta georgiano Alexander Chavchavadze. Visita do parque, da adega onde se encontram armazenados vinhos que remontam a 1814. Segue-se a degustação dos melhores vinhos da região. Continuação para visita da cidade real de Sighnaghi, rodeada por muralhas defensivas com 23 torreões. Esta cidade era habitante principalmente por comerciantes e artesãos, e foi um importante ponto de passagem de numerosos viajantes da Rota da Seda. Passeio a pé pelas suas ruas estreitas, ladeadas por casario com ricas varandas de madeira decorada. Visita do Museu Pirosmani. Almoço num restaurante tradicional de gastronomia georgiana. Regresso ao hotel.

Jantar e alojamento até à hora do transporte para o aeroporto.

12º Dia - 14 Setembro (Sáb.) - TBILISI / Cidade Europeia / LISBOA

Formalidades de embarque e partida com destino a Lisboa com escala em cidade europeia.

Noite e serviços a bordo.

Chegada a Lisboa ao Aeroporto Humberto Delgado.

programa