tryart
Teerão, Bandar Abbas, Ormuz, Shiraz, Persépolis, Yazd, Isfahan, Abyaneh, Kashan.
Anísio Franco, descreve a sua primeira viagem à antiga Pérsia, como uma semana incrível num país que surpreende e enriquece quem o visita… São aldeias e idiomas perdidos no tempo, são retalhos e testemunhos culturais de um passado distante, intacto, é a memória portuguesa aqui e ali mas tão viva em Ormuz, que arrepia quem tem a nossa história no coração. Como Afonso de Albuquerque, permitam-me que aponte o dedo para o futuro, que somos nós, Portugal.
Para lá do imaginável, o Irão é um país que recebe de braços abertos. Uma viagem que é uma verdadeira aula de história antiga, mas, afinal, estamos na Pérsia Antiga dos grandes imperadores Dário e Ciro. Em Teerão, com a cordilheira que divide o Irão do Iraque, em plano de fundo, somos, desde logo, surpreendidos com uma imagem de Nossa Senhora num jardim (“trata-se da mãe de um grande profeta”, respondem-nos) e com palácios das “mil e uma noites” que tanto influenciaram a cultura ocidental, e com uma cidade aberta, repleta de grandes avenidas; em Persépolis, somos confrontados com a jóia da Coroa do antigo Império Arqueménida (um dos maiores da história da humanidade), mas toda a viagem surpreende pela positiva… Kashan a cidade dos tapetes voadores, Yazd e as suas torres de vento e o Zoroatrismo tão presente nas suas torres do silêncio, invocando costumes arcaicos, Shiraz e os seus jardins património da humanidade, míticos mausoléus e vida moderna… e a eterna e rica Isfahan, com as suas encantadoras pontes e a segunda maior praça do mundo, onde cantaremos o hino português, sob um painel de azulejos grandioso que homenageia a nossa comunidade da época.
Parta connosco nesta viagem TRYART, certificada pelo CNC – Centro Nacional de Cultura, liderada culturalmente por Anísio Franco, sub-director do Museu Nacional de Arte Antiga, e pelo nosso guia, persa, HOSSEIN MEMARZIA, de origem iraniana, mas com um português perfeito, pelos seus quase 30 anos de vivência em Portugal, e com tanto para contar do seu país de origem, história, hábitos, costumes, tradições, mas acima de tudo, do seu povo, de sorriso surpreendente.
Preço por Pessoa em Quarto Duplo Grupo de 25 participantes |
3.900€ |
Suplemento Individual |
450€ |
Programa inclui:
Programa não inclui:
Nota: A presente cotação está sujeita a reconfirmação mediante as disponibilidades de voo, hotéis e serviços, aquando da formalização da reserva. Os valores acima apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.
INFORMAÇÕES | RESERVAS
GC – Telf. 215 927 076 | info@nulltryvel.pt
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voo da Lufthansa, às 05h10, com destino a Frankfurt. Chegada a Frankfurt às 09h20, mudança de avião e continuação da viagem em voo Lufthansa, às 14h30, com destino a Teerão.
22h00 – Chegada a Teerão. Assistência e transfer para o Hotel Espinas Persian Gulf Keshavarz 5* ou similar. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Início da visita à capital do Irão, com início da visita à Torre Milad. Continuação para visita do Palácio Golestan, o mais antigo dos monumentos históricos de Teerão e antigo palácio real da dinastia Qajar. Segue-se um interessante passeio de comboio turístico na zona típica junto ao Palácio Golestan.
Almoço em restaurante. De tarde, visita do Palácio Niavaran, à zona de Darband e à Praça Tajrish e à de Bam Tehran.
Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, continuação das visitas de Teerão, com especial destaque o Museu Nacional do Irão, o maior museu de História e Arqueologia do país; e por fim breve passeio no Grande Bazar. Almoço no hotel.
DE tarde, antes da partida para o aeroporto, visita da Torre Azadi.
Transfer para o aeroporto e partida em voo regular com destino a Bandar Abbas. Chegada, receção e transporte para o Hotel Hormuz 5* ou similar. Jantar e alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço, breve panorâmica de Bandar Abbas e transporte para o porto de Bandar Abbas, onde se embarcará num barco privado com destino à Ilha de Ormuz. A ilha encontra-se estrategicamente bem localizada, na entrada do Golfo Pérsico. Foi usada pelos Portugueses para controlar a rota comercial da Ásia. Visita às ruínas da antiga fortaleza Portuguesa, assim como a outros vestígios da nossa presença na região. Almoço numa casa particular em Ormuz para experienciar a comida local.
Jantar e alojamento no Majara Holiday Village or similar.
Pequeno-almoço e continuação para o porto de Ormuz onde embarcaremos num barco privado de regresso a Bandar Abbas.
Almoço em restaurante.
Transfer para o aeroporto e partida em voo regular com destino a Shiraz. Chegada, receção e transporte para o Hotel Zandiyeh 5* ou similar.
Shiraz é a quinta cidade mais populosa do Irão e capital da província de Fars. É conhecida como a cidade dos poetas, da literatura, e considerada por muitos iranianos como cidade de jardins.
Jantar e alojamento no Hotel.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita a Persépolis, verdadeiro tesouro histórico na província de Fars, a 60 km de Shiraz. Visitaremos os vestígios da antiga capital persa, cujas ruínas se encontram em ótimo estado de preservação, com destaque para um complexo de palácios, e considerada Património Mundial pela UNESCO. De seguida, visita a Naqhshe Rostam, sítio arqueológico, que foi o primeiro lugar santo dos Elamitas, localizado a 12 km de Persépolis. Almoço em restaurante.
Regresso a Shiraz e passeio pelo bazar. Jantar em restaurante e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita à Mesquita de Nasir Molk, com belos vitrais e revestimentos coloridos; aos Jardins Botânicos de Eram e ao Castelo Kharim Khan. Almoço em restaurante.
De tarde, visita da Mesquita Vakil, e o antigo Bazar. À noite visita ao Mausoléu de Shah Cheraq iluminado.
Jantar em restaurante. Alojamento no Hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Saída em direção a Yazd. No trajeto, visita de Pasargadae, fundada pelo rei Ciro no séc. VI a.C., como sede de governo e local onde se encontra sepultado o famoso rei persa. Almoço em restaurante.
Continuação para Yazd e visita ao Oásis Abourkouh.
De tarde, em Yazd, visita ao complexo Amir Chakhmagh, uma das principais atrações de Yard. Continuação da visita à Mesquita Jameh e ao típico e antigo Bazar. Jantar e alojamento no Hotel Dad Yazd 4* ou similar.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita ao Templo do Fogo de Zoroastriano e ao Jardim de Dowlat Abad. O Zoroastrismo considera que o morto é algo impuro e sujo. Acredita que o diabo entrou no corpo do cadáver e que contamina a todos os que entram em contacto com ele. Para evitar a poluição da terra e do fogo, os corpos dos mortos eram colocados no cimo da Torre do Silêncio, expostos ao sol e aos abutres para decomposição. No fim, saída em direção à cidade de Naein, para se visitar o antigo Caravancerai e o Museu Etnográfico. Almoço em restaurante.
De tarde, partida com destino a Isfahan, uma das cidades mais antigas do Irão com cerca de 1.500.000 habitantes, é a terceira cidade mais populosa do Irão a seguir a Teerão e Mashhad. Foi a capital do Irão entre 1598 e 1722, e ainda hoje mantém muito da glória do passado. É famosa pela sua arquitetura islâmica, com muitas avenidas, pontes cobertas, palácios, mesquitas e minaretes. Após a chegada, jantar e alojamento no Hotel Kowsar 5* ou similar.
Pequeno-almoço no hotel.
De manhã, passaremos pelas históricas pontes sobre o rio Zayandeh e saída para visita da aldeia Varzaneh a cerca de 105 kms a sudeste de Isfahan. É famosa pelo seu espetacular deserto de altas dunas de areia. Outras atrações em Varzaneh são as terras húmidas de Gavkhouni e a montanha negra, o lago de sal, a Mesquita Jameh de Varzaneh, a ponte velha a cidadela de Ghoortan, as torres das pombas, o complexo dos cameleiros, o complexo do poço de bois, a caravana os depósitos de água e as torres de vento, sem esquecer os trajes únicos das mulheres de Varzaneh, que contrariamente ao resto do país, usam xadores brancos em vez dos negros habituais.
Almoço numa casa local de Varzaneh e regresso a Isfahan. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, começamos por visitar a Praça Imã, também conhecida como Praça Naqsh-e Jahan, antes da revolução de 1979. Está localizada no centro de Isfahan e foi construída entre 1598 e 1629, sendo um local de grande importância histórica e Património Mundial da UNESCO. Ainda nesta praça podemos visitar a Mesquita Sheik Lotfollah, a Mesquita Imam e o Palácio Ali Qapu assim como o Palácio Chehel Sotun. Almoço em restaurante.
De tarde visita da Catedral de Vank e Museu. A igreja foi construída pelos arménios deportados no século XV, é uma mistura de arquitetura religiosa oriental e ocidental. O interior foi decorado com riqueza e extremo cuidado. Há também uma biblioteca com mais de 700 livros escritos à mão em linguagens de arménios e outros. Ainda de tarde, visita à parte mais antiga desta encantadora cidade e visita do antigo Bazaar. Jantar em restaurante e regresso ao hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Saída para a aldeia de Abyaneh. Esta pitoresca aldeia, no sopé da montanha Karkas, é considerada uma das mais belas do Irão, com as suas casas construídas em tijolo de barro vermelho e frágeis varandas de madeira.
Almoço em restaurante.
Continuação para Kashan. Após a chegada Kashan, visita dos famosos Jardins de Fin, considerados dos melhores e mais belos do Irão, e das conhecidas casas senhoriais Brujerdi e Tabatabai e do Complexo Agha Bozorg.
De tarde, partida com destino a Teerão.
Jantar em hotel perto do aeroporto. Transporte para o aeroporto e início das formalidades de embarque.
Partida em voo da Lufthansa com destino a Frankfurt pelas 01h45. Resto da noite a bordo.
05h45 – Chegada a Frankfurt, mudança de avião
09h10 – Continuação da viagem para Lisboa em voo regular Lufthansa.
11h15 – Chegada a Lisboa, ao aeroporto Humberto Delgado.
FIM DA VIAGEM