Mais Antiga Fronteira – Vila Real

programa_mfa_vila_real

Com João Paulo Oliveira e Costa

Na Companhia dos Cavaleiros de Santiago
Portugal tem a mais antiga fronteira do mundo, através do Tratado de Alcanizes, de 1297, que, grosso modo, continua em vigor. Linha demarcadora, que encerrou dentro de si um povo com uma só língua disperso por um território diversificado. A sua estabilidade muito contribuiu para que Portugal fosse o primeiro estado europeu onde se manifestaram sentimentos claros de nacionalidade. A Tryvel, o CNC e o CHAM vão à procura dos sinais dessa fronteira centenária.

Entre as montanhas do Minho e a serra do Montesinho, a fronteira luso-espanhola no distrito de Vila Real é marcada pelas terras de Barroso e pelo vale do Tâmega. A linha de montanhas começada pela serra da Peneda prolonga-se com a serra do Barroso e a leste de Chaves é a velha estrada romana que ligava Bracara Augusta a Astorga, e que perdura na rodovia que nos leva de Chaves a Vinhais. Era denominada estrada real na época medieval e ajudou então a definir os limites do território português.

Nesta viagem visitaremos os principais bastiões da soberania portuguesa na raia transmontana ocidental, percorreremos trilhos de contrabandistas e estradas que diferenciam o território português do espanhol, visitaremos as terras galegas que pertenceram a D. Dinis, sobrinho de D. Manuel I, e ainda as principais cidades da região, Ourense e Vila Real.

Preço por Pessoa Quarto Duplo

945€

Suplemento Quarto Individual

90€

 

Programa inclui:

  • Acompanhamento do conferencista João Paulo Oliveira e Costa;
  • Acompanhamento por responsável Tryvel;
  • 3 noites de alojamento no hotel mencionado ou similar;
  • Refeições com bebidas incluídas conforme o programa;
  • Todos os transportes conforme o programa;
  • Todas as visitas e entradas mencionadas no programa;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Radioguias;
  • Seguro Multiviagens;
  • Kit de Higiene e Segurança COVID19

Programa não inclui:

  • Gratificações;
  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Despesas de caráter particular designadas como extras.

INFORMAÇÕES | RESERVAS
Pedro Baptista | Telf.: 215 927 076 | pedro.baptista@nulltryvel.pt

1ºDia - Lisboa / Vila Real / Vidago / Chaves
07h00 – Encontro dos viajantes à partida de Lisboa em Sete Rios (defronte da entrada principal do Jardim Zoológico). 07h15 – Partida de autocarro para Vila Real, com paragem numa área de serviço. Almoço no Restaurante Quinta do Paço. Visita a Vila Real incluindo o Antigo Convento de São Domingos, Casa dos Marqueses de Vila Real e a Casa de Diogo Cão. Continuação da viagem para Vidago, visitando o Hotel Palácio das Termas. Check-in no Forte de S. Francisco Hotel Chaves 4**** ou similar. Jantar e alojamento.

2ºDia - Chaves / Montalegre / Pitões das Júnias / Tourém / Chaves
Saída em direção a Soutelinho da Raia com visita à aldeia. Continuação até Montalegre. Visita incluindo o castelo, centro histórico e Museu do Barroso. Almoço no Restaurante Dom Pedro, em Pitões das Júnias. Passagem por Tourém, Couto Mixto ( Meaus, Santiago e Rubiás) a caminho de Chaves. Jantar no Restaurante Lavrador e alojamento.
3ºDia - Chaves
Dia dedicado à visita a Chaves com passagem pelo castelo medieval, a Igreja da Misericórdia, ponte romana, Forte de São Francisco e o museu Nadir Afonso. Almoço no Restaurante Adega Faustino. Saída em direção a Águas Frias, Chaves. Visita ao Castelo de Monforte de Rio Livre. Continuação até Vilarelho da Raia. Chegados à aldeia, vamos tomar contacto com todo o secretismo associado às lides do contrabando, como sendo a preparação dos burros e o carregamento dos produtos pelos contrabandistas em local incógnito. Pelos trilhos e caminhos percorridos descobrir-se-ão estórias, lendas e segredos de uma comunidade raiana. À chegada ao destino, os contrabandistas são recebidos com a merenda do contrabando. Visita ao Marco dos Três Reinos e à Fonte da Facha. Visita ao Cambedo, aldeia promíscua e célebre pela batalha dos Maquis. Visita ao património arquitetónico e etnográfico da aldeia, Forno do Povo, Igreja Paroquial e Museu Etnográfico de Vilarelho da Raia. Regresso a Vilarelho da Raia. Jantar típico e alojamento em Chaves.
4ºDia - Chaves / Mondim de Basto / Amarante / Lisboa
Deslocação para Mondim de Basto, com visita ao Santuário Nª Sra. Da Graça, Mosteiro de São Bento da Arnoia e Castelo de Arnoia. Continuação da viagem para Amarante. Almoço no Restaurante Pobre Tolo. De tarde, passeio pedestre pelo centro da cidade visitando a Igreja de São Gonçalo. Regresso a Lisboa com paragem numa área de serviço.

FIM DA VIAGEM

programa_mfa_vila_real