programa
A singularidade de Minas Gerais traduz-se no seu valioso patrimônio cultural e histórico, na sua natureza exuberante, na gastronomia rica e diversa, na segurança que o Estado oferece ao turista e na hospitalidade do povo mineiro.
Desde os famosos pratos e quitutes típicos, passando pelas tradicionais e pitorescas cidadezinhas, pelas fantásticas trilhas e cachoeiras, até o aconchego das paisagens bucólicas, Minas Gerais oferece roteiros para todos os gostos.
É neste estado brasileiro que encontramos o maior número de Patrimónios Culturais da Humanidade, título concedido pela Unesco. São quatro: Cidade Histórica de Ouro Preto; Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; Centro Histórico de Diamantina; e Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.
Minas Gerais foi considerado o melhor destino histórico no Brasil e melhor destino de natureza em 2019. No mesmo ano, Belo Horizonte ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, inserindo o estado nesse seleto grupo internacional composto por 250 cidades espalhadas por todos os continentes.
Preço por Pessoa Quarto Duplo |
4.025 € |
Suplemento Quarto Individual |
500 € |
Nota: Os preços do programa estão baseados nos custos dos serviços, combustíveis, taxas de câmbio, urbanas, ambientais ou afins, e de IVA, e demais fatores, vigentes à data da elaboração (Maio 2023), e caso se verifiquem alterações aos mesmos, que resultem no incremento ou redução de tais fatores, poderá haver a necessidade de proceder à atualização, com respetiva informação ao cliente, por escrito, da alteração do preço da viagem, devendo-se ser observados para o efeito os prazos estabelecidos na lei vigente, sem prejuízo das condições de cancelamento inerentes.
Regras gerais para entrada no Brasil
Brasileiros e estrangeiros devem apresentar:
– comprovativo de vacinação completa contra a Covid-19;
Ou
– comprovativo de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque.
Regras aplicáveis às crianças:
– crianças menores de 12 anos estão dispensadas de apresentar comprovante de vacinação ou testes;
– para crianças maiores de 12 anos se aplicam as regras gerais (obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação OU teste negativo)
—————–
Passaporte com validade mínima de 6 meses à data de partida.
Programa inclui:
Programa não inclui:
INFORMAÇÕES | RESERVAS
CM – Tel. 215 927 076 | info@nulltryvel.pt
Em hora a indicar comparência no aeroporto de Lisboa. Assistência às formalidades de check-in. Partida às 09H55 em voo regular da TAP Portugal, com destino a Belo Horizonte. Chegada às 16H40. Desembarque e recolha de bagagem.
Assistência e transporte privado para o Hotel Holiday INN Savassi 4* https://www.ihg.com/holidayinn/hotels/br/pt/belo-horizonte/bhzbh/hoteldetail ou similar. Check-in e resto da tarde livre. Jantar no hotel. Alojamento..
Pequeno-almoço no hotel. Saída para passeio pelo estado de Minas Gerais, nomeadamente pelas suas cidades históricas e emblemáticas do “esplendor do Barroco Português no Brasil”. Será feita uma primeira paragem em Congonhas. Localizada a 89 Km ao Sul de Belo Horizonte, Congonhas faz parte do Circuito do Ouro, um sítio com uma intensa exploração mineral no século XVIII. Considerada o triunfo do Barroco Mineiro, nos dias de hoje a sua maior riqueza reside na proteção da arte, na história e na simpatia dos moradores. A Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, é um dos maiores tesouros da arte barroca e, importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. É aqui que se encontra o maior conjunto artístico criado por Aleijadinho, destacando-se as famosas esculturas dos Profetas, Capela dos Passos, Ceia, Agonia, Prisão, Flagelação, Coroação, Subida do Calvário e Crucificação.
Chegada e visita.
Almoço em restaurante.
Após almoço, continuação para Tiradentes, onde chegaremos ao final da tarde. No caminho, passagem pelas bonitas paisagens do estado de Minas Gerais.
Situada ao pé da Serra de São José, a 210 km ao Sul de Belo Horizonte e a apenas poucos minutos de São João Del Rey, Tiradentes é uma cidade pela qual o povo brasileiro nutre um carinho especial. Com uma rica arquitetura colonial e um expressivo número de obras barrocas, Tiradentes oferece também um calendário cultural invejável: Carnaval, Semana Santa, Festival de Cinema, Semana da Inconfidência, Jubileu da Santíssima, Festival Gastronómico, atrações não faltam para que se tenha uma grande viagem.
“Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca. Joaquim José desempenhou várias profissões, entre elas, estava a de dentista amador, tendo por isso sido apelidado como Tiradentes.
Chegada e check-in na Pousada Villa Alegra https://www.villaallegra.com.br/ ou similar.
Jantar em restaurante. No final regresso à pousada. Alojamento.
Pequeno-almoço.
Saída para visita ao centro histórico de Tiradentes. Destaque para a arquitetura barroca, as ruas em pedra e principalmente a Igreja Matriz de Santo António com um impressionante altar em ouro e a fachada concebida pelo famoso escultor brasileiro – o Aleijadinho; a igreja de Nossa Senhora do Rosário cuja particularidade é ter sido construída por escravos; o Chafariz de São José e o museu Padre Toledo.
Às 11h00 partida no famoso comboio “Maria Fumaça” para São João del-Rei, uma viagem de 35 minutos através de paisagens verdejantes. Chegada a esta vila mineira, onde o silêncio e a tranquilidade são interrompidos apenas pelos tradicionais sinos da igreja ou pelo apito da Maria-Fumaça. Sendo a maior cidade setecentista do estado, a sua arquitetura transita entre o barroco e o moderno. As ruas antigas, igrejas centenárias, casas coloniais, os museus e as manifestações culturais transportam o visitante a uma viagem para o passado, trazendo, à tona, o estilo colonial da época da exploração do ouro em Minas, com destaque para a Igreja de São Francisco de Assis, a Praça Frei Orlando, entre outros locais.
Almoço em restaurante.
No final do almoço, regresso a Tiradentes. Tempo livre para descansar na pousada ou para passeio no centro da cidade e compras nas charmosas lojas de artesanato localizadas maioritariamente no Largo das Forras e na Praça Central.
Jantar em restaurante. Alojamento.
Pequeno-almoço.
Check-out e partida em direção a Mariana.
Mariana é considerada o berço da civilização de Minas Gerais, com avenidas com casarões coloniais e varandas feitas de pedra sabão, proporciona um regresso ao século XVIII. O encanto de Mariana está também nos ateliês, nos trabalhos de artistas da região que criam imagens, móveis e oratórios.
Chegada ao final da manhã e almoço em restaurante. De tarde visita do centro histórico, com destaque para a igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, o museu da Inconfidência e a Praça Minas Gerais. No final visitaremos uma Mina de Ouro.
Continuação para Ouro Preto, onde chegaremos ao final da tarde.
Fundada no final do século XVII, Ouro Preto foi o ponto focal da corrida do ouro e da idade de ouro do Brasil no século XVIII. Com o esgotamento das minas de ouro no século XIX, a influência da cidade diminuiu, mas muitas igrejas, pontes e fontes permanecem como testemunho da prosperidade do passado e do talento excecional do escultor barroco Aleijadinho. A arquitetura colonial Portuguesa está presente nas casas, nos prédios públicos e na história da Cidade.
Chegada e check-in na Pousada do Arcanjo 4* https://www.arcanjohotel.com/ ou similar. Tempo livre e, eventualmente, oportunidade para tomarem o conhecido “chá da tarde” que a pousada serve.
Jantar em restaurante. Regresso à Pousada e alojamento.
Pequeno-almoço.
Partida para Santo António do Leite. Dia inteiramente dedicado à visita de uma fazenda de café – Fazenda Mirante de Café. Durante várias décadas o café foi o “ouro” do estado do Minas Gerais e a estrutura social da plantação do café estava assente nas famosas fazendas ou roças e baseado na mão de obra escrava. Esta realidade socioeconómica foi amplamente tipificada e descrita em literatura de vários escritores brasileiros.
Além da arquitetura e realidade geográfica da fazenda, os visitantes têm oportunidade de ver a plantação do café e mesmo as instalações técnicas inerentes ao plantio e tratamento do café. O almoço será na fazenda e típico com iguarias locais, nomeadamente os queijos. Pelo meio da tarde regresso a Ouro Preto. Tempo livre
À noite jantar em restaurante. Regresso à Pousada e alojamento.
Pequeno-almoço.
Saída para visita de Ouro Preto, a mais conhecida das cidades coloniais do estado de Minas Gerais. Localizada na serra do Espinhaço é sobejamente conhecida pela arquitetura barroca, bem como pelas praças, pontes, fontes e ruas calcetadas. A praça central que é também o “coração da cidade”, recebeu o nome do mártir da independência brasileira, Tiradentes. A cidade tem inúmeras igrejas com interiores suntuosos, como a Igreja de São Francisco de Assis do séc. XVIII.
Almoço em restaurante.
Tarde livre para passeios ou compras no encantador centro da cidade.
À noite jantar em restaurante. Regresso à Pousada e alojamento.
Pequeno-almoço.
Check-out e partida para visita do museu do Inhotim. Uma das maiores coleções de arte contemporânea do Brasil, está guardada neste museu nos arredores de Belo Horizonte a cerca de 60Km e, no município de Brumadinho. É um local deslumbrante onde a Arte convive em relação única com a Natureza e a Arquitetura.
Almoço em um dos restaurantes do museu.
Continuação para Belo Horizonte. Check-in no Hotel Holiday INN Savassi 4* https://www.ihg.com/holidayinn/hotels/br/pt/belo-horizonte/bhzbh/hoteldetail ou similar. Tempo livre.
Jantar em restaurante. No final do jantar regresso ao hotel e alojamento.
Pequeno-almoço.
Check-out e partida para visita panorâmica de Belo Horizonte. Interessante, jovem, moderna e acolhedora, são adjetivos que podem ser usados para definir Belo Horizonte que é uma das principais cidades brasileiras e capital do estado de Minas Gerais. Destaque para a Lagoa e a Igreja da Pampulha, obra de Niemeyer; as Praças da Liberdade e do Papa; o Palácio das Artes; o centro económico da cidade e os seus espaços verdes.
Almoço em restaurante.
Final do almoço transfer para o aeroporto de Belo Horizonte. Formalidades de embarque e partida às 18H10 em avião da TAP Portugal – voo TP104, com destino a Lisboa.
Noite e serviços a bordo.
Chegada a Lisboa por volta das 06h20.