programa
Myanmar, anteriormente conhecido como a Birmânia, é um país localizado no sudeste da Ásia. A sua capital é Naypyidaw, no entanto, a sua maior cidade é Yangon. A população de Myanmar é composta por várias etnias, sendo os birmaneses a maioria étnica.
Este país, dotado de uma rica história e cultura, foi desde sempre influenciado por diferentes civilizações que ali se estabeleceram ao longo dos vários séculos. O país passou por períodos de domínio colonial e foi palco de eventos significativos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1948, Myanmar conquista a sua independência do domínio britânico.
Economicamente, Myanmar tem passado por algumas mudanças, abrindo-se a investimentos estrangeiros de forma a se desenvolver. O turismo também é uma indústria em crescimento, neste país, atraindo visitantes para explorar sua beleza natural, templos antigos e cultura única.
Nesta viagem, iremos visitar alguns dos locais mais representativos de Mynamar, seja pelos pagodes ancestrais de Yangon, que é o centro da atividade económica e um dos mais importantes centros intelectuais do país, ou mesmo os lagos serenos de Inle, cada recanto de Myanmar revela uma história que ecoa através dos séculos. Aqui, os sorrisos são genuínos, as tradições permanecem vivas e a beleza está na simplicidade do quotidiano.
O incrível Pagode Shwedagon (Yangon), com a sua estupa dourada reluzente visível de quase todo o lado, é o orgulho de uma cidade que também contém o maior número de edifícios coloniais do Sudeste Asiático.
Há lugares que nos chamam, não apenas pelo seu exotismo, mas pela promessa de uma descoberta autêntica. Myanmar, terra de templos dourados e paisagens intocadas, é um destino onde o tempo se move com a suavidade do Irrawaddy e a espiritualidade paira no ar como o nevoeiro sobre Bagan ao amanhecer. É uma das maravilhas do Sudeste Asiático e a principal atração turística de Myanmar, e nela passearemos pelo seu sítio arqueológico, com 4400 templos construídos há mais de 800 anos, onde é possível a observação da vista panorâmica pontilhada por centenas de templos.
Acabaremos esta viagem única, na cidade de Mandalay, cidade esta que está rodeada de tesouros antigos. É impossível não ficar maravilhado com a visão do Buda dourado no Templo Mahamuni. No entanto, as verdadeiras atrações encontram-se nas vizinhas Amarapura, Ava (antigas capitais reais) que também visitaremos.
Preço por Pessoa Quarto Duplo (mínimo 20 participantes) |
3.960€ |
Suplemento Quarto Individual |
990€ |
Nota: Tendo como base a última atualização expressa no Portal das Comunidades Portuguesas, que não tendo natureza vinculativa, tratando-se apenas de indicações e conselhos, suscetíveis de alteração a qualquer momento, onde estavam, e ainda assim, permanecem, desaconselhadas as viagens a este país, em função da instabilidade verificada (a nota foi atualizada a 02/05/2024), em Myanmar, caracterizada por conflitos socias e políticos entre o regime no poder e os diversos grupos étnicos, a Tryvel ou a sua seguradora, não poderá garantir, aliás, pelo contrário, qualquer reembolso ou restituição de verbas pagas, tendo como justificação a alegação de tal, para o efeito. Assim, a inscrição nesta viagem, presume o conhecimento e a aceitação destas condições.
Programa inclui:
Programa não inclui:
INFORMAÇÕES | RESERVAS
RA – Telf. 215 927 076 / 223 213 680 | info@nulltryvel.pt
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida, para formalidades de embarque.
Às 14h15, partida em voo regular com destino ao Dubai com refeições a bordo.
00h50 – Chegada ao Dubai e mudança de avião.
02H50 – Partida em voo regular com destino a Bangkok com refeições e noite a bordo.
Chegada ao aeroporto de Bangkok pelas 12h15 e formalidades de desembarque e recolha de bagagem.
Saída do aeroporto para a visita deste imponente capital da Tailândia. Começaremos o dia com a visita do Wat Pho, famoso templo, conhecido pelo seu Buda reclinado de 46m, e é o mais antigo e o maior de Bangkok. Este foi construído por Rama I, e recebe continuamente, flores, frutas e doces dos seus fiéis. Visitaremos de seguida o Palácio Real assim como o Buda de esmeralda “Wat Phra Kaew”.
Jantar em restaurante local sobre o rio com vista.
Alojamento no hotel Holiday Inn Silom Bangkok 4**** ou similar.
Pequeno-almoço no hotel e saída para o aeroporto de Bangkok.
10:15 (Horário meramente informativo, a confirmar mais próximo da data) – Partida em voo regular com destino a Yangon, antiga capital do Myanmar e a cidade mais importante do país.
11:15 (Horário meramente informativo, a confirmar mais próximo da data) – Chegada a Yangon, assistência por parte do staff Tryvel e guia local em espanhol (mediante disponibilidade) que acompanhará o grupo durante toda a viagem em Myanmar. Seguiremos (será definido localmente se diretamente ou se o grupo irá primeiro ao hotel) para a visita do Pagode Shwedagon, revestido de ouro brilhante.
Almoço em restaurante.
Acredita-se que este extraordinário monumento tenha cerca de 2.600 anos e é uma das atrações mais emblemáticas de Yangon. Com a sua imponente estupa a elevar-se a 326 pés de altura, o pagode atrai peregrinos de todo o mundo. Após contemplar o deslumbrante pôr do sol, com o Pagode Shwedagon como cenário de fundo, regresso ao hotel e alojamento em Yangon.
Continuação para o hotel.
Jantar e alojamento no Hotel Meliá 5***** ou similar.
Após pequeno-almoço no hotel, seguiremos para aquela que outrora foi a capital de Myanmar, Yangon, cidade esta que inclui mudanças de poder de leste para oeste e a sua paisagem reflete esta diversidade.
Visitaremos desde logo o Pagode Chauk Htat Gyi e ao seu enorme Buda reclinado de 217 pés de comprimento, sendo um dos maiores de Myanmar.
De seguida, visitaremos o famoso Mercado Bogyoke (Scott Market), um vibrante espaço com centenas de lojas que oferecem uma grande variedade de produtos, desde comida e vestuário até ao artesanato e pedras preciosas.
Depois, desfrutaremos de uma paragem fotográfica na Barcaza Real de Karaweik, uma impressionante reprodução em betão de uma barcaça real, situada na margem oriental do lago de Yangon.
Almoço em restaurante.
Faremos um passeio pela cidade, proporcionando assim, várias oportunidades para fotografar os seus edifícios coloniais, alguns dos quais fazem parte da lista de património da cidade de Yangon. O edifício da Câmara Municipal é um excelente exemplo da arquitetura birmanesa sincrética. Durante o percurso, teremos a oportunidade de conhecer o modus vivendi da população local, observando as lojas de rua locais, onde se vendem produtos típicos do país, como livros, legumes, frutas e muito mais. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no Hotel e transfer para o aeroporto para partida em voo direto com destino a Heho.
Chegada a Heho, continuação de autocarro para visita das Grutas Pindaya (Aprox. 45 minutos). O percurso é fascinante e oferece vistas deslumbrantes das colinas, da vasta planície do estado de Shan, dos campos de arroz nas montanhas e das plantações de chá.
Ao chegarmos a Pindaya, visitaremos a sua majestosa gruta, situada numa crista de calcário na região de Myelat. Com mais de 6.000 imagens de Buda, cuidadosamente colocadas ao longo dos séculos por peregrinos, esta gruta impressiona pela sua atmosfera sagrada e pela imensidade das representações budistas no seu interior.
De seguida, visitaremos um atelier artesanal de cariz familiar, onde talentosos artesãos produzem incríveis sombrinhas feitas à mão com o tradicional papel do estado de Shan.
Almoço em restaurante.
A última paragem em Pindaya será no complexo de árvores Banyan, um local encantador onde majestosas árvores centenárias criam um cenário perfeito para fotografias memoráveis antes de seguirmos para o vale de Nyaung Shwe.
Durante o trajeto, faremos uma paragem no mosteiro Shwe Yan Pyay, um magnífico edifício de teca pintado de vermelho, datado do século XIX e conhecido pelas suas janelas ovais invulgares.
Ao chegarmos a Nyaung Shwe, à beira do Lago Inle, embarcaremos num barco tradicional para nos dirigirmos ao hotel.
Chegada e procedimentos de check-in.
Jantar e alojamento no hotel no Aureum Inle Resort 4**** ou similar.
Pequeno-almoço no hotel. Logo de seguida, visita do mercado local, cuja localização alterna entre as aldeias à beira do lago num ciclo de cinco dias. Este mercado tradicional proporciona uma visão autêntica da vida das etnias Pa-O, Danu e Intha, que aqui se reúnem para vender e adquirir produtos.
A bordo de um barco de popa longa, navegaremos pelo lago em direção a Indein, situado no extremo ocidental de Inle, numa das travessias mais pitorescas da região. Ao desembarcar, caminharemos por alguns minutos através da aldeia de Indein até chegarmos às ruínas do pagode Nyaung Oak, que datam entre os séculos XIV e XVIII.
Seguiremos por uma passarela coberta repleta de pequenas bancas de recordações, que nos conduzirá até Shwe Inn Thein Paya, um complexo de estupas, algumas do século XVII e XVIII e outras mais recentemente restauradas. O local exala um ambiente místico e singular.
De regresso ao lago Inle, visitaremos um tradicional atelier de charutos birmaneses, onde os famosos cheroots são feitos à mão, além de uma forja artesanal onde os ferreiros utilizam métodos tradicionais.
Almoço em restaurante.
A seguir, maravilhe-se com o pagode Phaung Daw Oo, o local religioso mais sagrado do sul do estado de Shan. Prosseguiremos, com a visita a um estaleiro tradicional, onde são construídas as emblemáticas embarcações utilizadas para atravessar o lago Inle. Feitas de teca local, estas embarcações requerem cerca de quatro semanas para serem concluídas. Teremos ainda a oportunidade de conhecer algumas das artes tradicionais do lago, incluindo os finos tecidos de seda e fibras extraídas da flor de lótus.
Finalizaremos, o dia com um tranquilo passeio de canoa com a Inle Canoe Lady. As canoas são remadas por mulheres locais que, além de trabalharem no fabrico de charutos, realizam este passeio para complementar o rendimento das suas famílias. A travessia segue por canais sinuosos entre casas sobre estacas e os famosos jardins flutuantes do povo Intha, que habita o lago.
Ao regressar ao hotel, tempo livre para relaxar e apreciar o pôr do sol sobre o lago.
Jantar e alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço no hotel, transfer para o aeroporto de Heho para partida em voo direto com destino a Bagan (Aprox. 45 minutos). Bagan é um dos destinos arqueológicos mais icónicos da Ásia e foi reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 2019.
Começaremos a visita por um pequeno complexo que inclui os templos Payathonzu, Lemyentha e Nandamannya, de onde se pode contemplar vistas deslumbrantes sobre as vastas planícies de Bagan. Este será um primeiro contato com a grandiosidade e a impressionante arquitetura da cidade.
De seguida, visitaremos uma verdadeira obra-prima da arquitetura de Bagan, o Templo de Ananda. Considerado um dos mais belos, maiores e melhor preservados templos da região, foi construído em 1091 pelo rei Kyansittha e simboliza a sabedoria infinita do Buda. Continuaremos até ao Pagode Dhammayangyi, um majestoso templo cuja arquitetura se assemelha ao do Ananda, mas com uma escala ainda maior. Construído pelo rei Narathu em 1160, este templo impressiona pela sua imponência.
Almoço em restaurante.
De tarde, visita do Templo de Manuha, um dos mais antigos de Bagan. Construído em 1067 pelo rei Mon Manuha, o templo possui uma estrutura retangular de dois andares e reflete a visão do rei sobre o cativeiro. Seguiremos para o Templo Nanpaya, mais um erguido no século XII, e um templo notável pela sua harmoniosa combinação de arenito e tijolo, e destacando-se pelas suas elegantes janelas de pedra perfurada.
Além da sua vasta riqueza de templos e pagodes, Bagan é igualmente reconhecida pelo seu artesanato, especialmente pela tradicional laca birmanesa. Teremos a oportunidade de visitar a aldeia local de Mynkaba ou similar, conhecida pela sua longa tradição nesta arte, e observar de perto o meticuloso processo de fabrico das peças de laca.
Ao entardecer, dirigimo-nos ao cais junto ao rio para embarcar num cruzeiro pelo rio Ayeyarwady. Durante a navegação, poderemos contemplar o modo de vida dos pescadores e das aldeias ribeirinhas, bem como apreciar uma vista única dos templos de Bagan a partir do rio.
De seguida, iremos em direção para o Aureum Palace Resort 4**** ou similar.
Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Saída para continuarmos a descoberta desta cidade de Bagan. Comecemos com o vibrante mercado matinal de Nyaung U, em que irão juntar aos habitantes locais que exploram uma variedade colorida de frutas, legumes, arroz, mobiliário e vestuário feitos à mão.
Aqui teremos direito a uma experiência de Tri-Shaw (Do mercado matinal de Nyaung Oo ao Pagode de Shweigon – 15-20 minutos de viagem).
Visitaremos este esplêndido Pagode de Shwezigon, construído pelo Rei Anaweahta no século XI, e esta mesma estrutura dourada em forma de sino, tornou-se o protótipo de praticamente todos os pagodes posteriores no Myanmar. Este é um importante santuário e o principal centro de peregrinação em Bagan, em que não pode deixar de observar a massa dourada e a estabilidade pacífica que parece exalar.
Visitaremos uma das aldeias locais autênticas para ver a verdadeira aldeia típica de Bagan (a definir no próprio dia pelo guia local), para observar a vida quotidiana da população local, bem como uma empresa familiar local onde se fabrica açúcar de palma, recolhendo a seiva de palma em pequenos vasos pendurados no alto das árvores e depois aquecendo-a em grandes vasos para produzir o sabor doce e fumado do açúcar de palma.
Almoço em restaurante.
Da parte da tarde, aproveite uma forma única de explorar a antiga Bagan e ver os seus majestosos templos, sentado numa carroça puxada por cavalos pela zona arqueológica antes de chegar ao local onde iremos ver pôr do sol.
Apreciaremos este pôr do sol numa das colinas acima das planícies de Bagan onde contemplaremos a mudança de luz nos pagodes, que exalam antiguidade e mistério.
Jantar e alojamento em hotel.
Pequeno-almoço no hotel e partida de Bagan para uma viagem de estrada até Mandalay (cerca de 4h30 horas). Ao longo da nossa viagem até Mandalay, a última capital real de Myanmar antes do início da era colonial.
No caminho para Mandalay, par além daquelas que serão as paragens técnicas necessárias, visitaremos Ava (Inwa), a antiga capital (30 minutos), em que teremos de atravessar o rio Muit Nge de barco ou viatura (a decidir localmente) e continuaremos de carroça durante alguns minutos para chegar a um espantoso mosteiro de madeira de teca (Mosteiro Bagaya).
Almoço em restaurante.
Aqui poderá observar o trabalho em madeira e os 267 pilares ali esculpidos. Não muito longe daqui, encontrará as ruínas de outro mosteiro, construído com tijolos e estuque, o Maenu Okyaung, que também merecerá uma visita.
Continuação para Mandalay.
Jantar e alojamento Mingalar Mandalay Hotel 5***** ou similar.
Após o pequeno-almoço, viagem até Amarapura, antiga capital e local da primeira embaixada britânica em Myanmar, em 1795. Visitaremos a famosa ponte de teca U Bein, construída em 1782. Esta longa ponte pedonal é a mais longa do mundo e atravessa o raso Lago Taungthaman. Acredita-se que seja um dos lugares mais fotografados em todo o Myanmar.
Almoço em restaurante.
Continuação para a visita das tradicionais oficinas locais de seda tecida à mão (caso estas estejam abertas).
Veremos uma das imagens religiosas mais veneradas em Myanmar, o Pagode Mahamuni, conhecido pelas suas estátuas cobertas de folhas de ouro no seu interior. No final da tarde, iremos ver uma das atrações mais sagradas de Mandalay, Shwe Yaunghwe Kyaung (Mosteiro do Palácio Dourado), um excelente exemplo de um edifício tradicional de madeira.
Continue até ao Pagode de Kuthodaw, que alberga o maior livro do mundo. É composto por 1460 páginas, cada uma com um metro e meio de largura, um metro e meio de comprimento e cinco polegadas de espessura. Cada página é feita de mármore e fica de pé no seu próprio suporte; combinadas, as páginas do livro cobrem 13 acres.
O dia terminará na colina de Mandalay para apreciar a magnífica vista da cidade e da paisagem circundante. Da colina de Mandalay teremos também um dos melhores pores-do-sol de toda a viagem.
Jantar e assistência a espetáculo de marionetas.
Alojamento no Hotel.
Pequeno-almoço no Hotel.
Transfer para o aeroporto e formalidades de embarque para partida em voo direto doméstico com destino a Bangkok.
Chegada a Bangkok e transporte para o centro da cidade. Almoço em restaurante.
Almoço na cidade e jantar com show de danças tailandesas.
Teremos à disposição alguns quartos para o grupo para “Day Use” para se poderem se refrescar e trocar de roupa antes da partida para o aeroporto.
Transfer para o aeroporto de Bangkok. Assistência nas formalidades de embarque.
02h40 – Partida em voo regular com destino ao Dubai.
06h00 – Chegada ao Dubai e mudança de avião.
07h25 – Partida em voo regular com destino a Lisboa.
12h35 – Chegada a Lisboa, ao aeroporto Humberto Delgado.