Vinhos de Mosel, a nobre casta Riesling

  • Destino: ,
  • Duração: 5 dias
  • De: 26/04/2021
  • a: 30/04/2021

tryart

Com Maria João de Almeida

Mosel é a região vitivinícola mais antiga da Alemanha, além de ser a maior em extensão territorial no cultivo de vinhas em encostas. O seu nome deriva do rio Mosela, importante afluente alemão, que atravessa três países – França, Luxemburgo e Alemanha. Será na Alemanha que a casta Riesling goza de maior prestígio, pois além da qualidade e da elegância que os vinhos alcançam, é aqui que se concentra a maior área de cultivo desta casta a nível mundial – cerca de 9 mil hectares – havendo no entanto vinhas mais e menos importantes, consoante os seus solos e exposições solares.

O clima de Mosel é continental, tem invernos pouco rigorosos e praticamente sem geadas, e verões frescos. A composição do solo conta com elevada presença de calcário, composto que retém maior quantidade de calor, fator importante para o desenvolvimento da videira. Desde os finais do sec. XVII que a Riesling se evidenciou entre as restantes variedades existentes, brancas e tintas. Percentualmente, a região produz mais vinhos secos de que doces, mas os vinhos doces continuam a ser uma referência.

Programa inclui:

  • Passagem aérea em classe económica para o percurso Lisboa/Frankfurt – Luxemburgo/Lisboa, em voos regulares com direito a peça de bagagem até 23Kg;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 25,00 € (a reconfirmar e atualizar na altura da emissão da documentação);
  • Acompanhamento da jornalista e crítica de vinhos Maria João de Almeida durante toda a viagem;
  • Acompanhamento por um responsável da Tryvel durante toda a viagem;
  • 4 noites de alojamento nos hotéis mencionados ou similares com pequeno almoço;
  • Pensão completa incluindo bebidas;
  • Transporte como indicado no programa;
  • Todas as visitas mencionadas no itinerário;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Radioguias;
  • Seguro Multiviagens.

Programa não inclui:

  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Gratificações;
  • Despesas de caráter particular designadas como extras.

INFORMAÇÕES | RESERVAS
Carla Ferreira | Telf.: 215 927 076 | carla.ferreira@nulltryvel.pt

Preço por Pessoa em Quarto Duplo

A confirmar em breve

Suplemento Quarto Individual

A confirmar em breve

1º Dia – Lisboa / Frankfurt / Kiedrich / Etville
06h30 – Encontro dos participantes no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, no hall das partidas, junto às passadeiras rolantes.
08h30 – Partida em voo de carreira regular Tap Air Portugal, para Frankfurt.
12h35 – Chegada a Frankfurt.
Partida de autocarro para a visita e prova de vinhos na Weingut ROBERT WEIL, situada em Kiedrich. É um dos grandes nomes do vinho e uma das adegas mais conhecidas e prestigiadas a nível mundial. Wilhelm Weil, bisneto do fundador aprendeu o ofício da vinificação a partir do zero, estabeleceu o caminho para o futuro da adega a partir de 1987, tomando decisões de gestão consistentes que consolidaram ainda mais o nome do negócio familiar. Exemplo disso foram os investimentos na adega e na vinha, assim como a introdução do rótulo azul da Tiffany. Os vinhos, verdadeiros monumentos à uva Riesling, são finos e potentes, com muita concentração e equilíbrio. Check-in hotel Kronenschlösschen em Etville. Jantar e alojamento.
2º Dia – Etville / Koblenz / Wierschem / Bernkastel
De manhã partida de autocarro para visita guiada ao Castelo de Burg Eltz. Almoço no Restaurante Unterschänke. Cruzeiro fluvial no Rio Mosel. Visita guiada de tarde à cidade de Bernkastel com paragem na Vinothec. Check-in no Hotel Schloss Lieser. Jantar e alojamento
3º Dia – Bernkastel
A meio da manhã visita e prova de vinhos na Weingut Fritz Haag, em Traben. O primeiro registo da propriedade Fritz Haag é de 1605, mantendo-se ainda hoje na posse da mesma família. Em 1957, a adega ganhou um bom impulso com Wilhelm Haag, que decidiu começou por ajudar o pai no negócio do vinho e acabou por ficar em tempo integral. Nomeado enólogo alemão do ano em 1994 pelo Guia Gault Millau de vinhos alemães, entre outras distinções, Wilhelm Haag é uma referência no mundo dos vinhos. Desde 2005 é o seu filho Oliver que dirige a adega, juntamente com a sua mulher, Jessica. Oliver formou-se em enologia no Geisenheim College e atualmente mantém a filosofia dos vinhos produzidos na adega desde o tempo do seu pai, considerados pela crítica internacional dos mais finos, frescos e equilibrados do mundo. Almoço no Bauers Restaurant, em Bernkastel. De tarde visita e prova de vinhos na Weingut Schloss Lieser Thomas Haag. Thomas Haag, irmão de Oliver Haag, da adega Fritz Haag, adquiriu e gere a Weingut Schloss Lieser desde 1993. Esta adega é uma das mais famosas de Mosel. Foi construída em 1904, ao lado do Castelo Lieser. Quando Thomas e sua mulher Ute Haag compraram a adega, investiram em obras de restauro e replantação de vinhas, um trabalho moroso que levou alguns anos mas que acabou sendo recompensado com alguns dos mais prestigiados prémios do setor. As uvas das encostas íngremes com vinhas velhas, algumas com mais de 100 anos de idade, em solos de ardósia, são colhidas seletivamente e fermentadas espontaneamente. Os Rieslings Liesers são caracterizados principalmente pela sua complexidade e doçura, pela sua alta qualidade e baixo teor alcoólico. Jantar no Restaurante Rittersturz, em Veldenz. Alojamento.
4º Dia – Bernkastel / Trier / Witingen / Trier
De manhã, visita e prova de vinhos na Weingut SA Prüm, em Bernkastel. O nome Prüm é sinónimo de produção de vinho de qualidade no Mosel há já várias gerações. Em meados do século XIX, a família era dona e geria 17 hectares, na altura a maior propriedade vitivinícola do Mosel. Desde 1971, a propriedade é administrada por Raimund Prüm, a terceira geração desde a fundação da adega. Foi ele quem fez da propriedade aquilo que é hoje, uma das mais prestigiadas da Alemanha, com grande sucesso internacional. Desde meados de 2017, é a sua filha Saskia Andrea Prüm quem gere a adega. Com alguns dos melhores terroirs para a tradicional uva Riesling, J. J. Prüm produz pequenas quantidades de vinhos imensamente profundos, sendo obrigatórios a sua presença nas melhores adegas. São vinhos brancos de incrível complexidade, elegância e riqueza, com muita finesse. Segue-se visita e prova vinhos, à propriedade Dr. Loosen, uma das mais famosas da região, situada junto ao rio Mosela. Quando Ernst Loosen adquiriu a propriedade em 1988, percebeu que as vinhas velhas não enxertadas com mais de 60 anos de idade dariam para produzir Rieslings intensos e de classe mundial. Para tal, e através de práticas vitícolas, reduziu drasticamente a colheita, interrompeu todo o tipo de fertilização química, e passou a utilizar apenas fertilizantes orgânicos e a trabalhar o solo. As suas práticas sustentáveis na vinha e na adega contribuíram assim para um significativo aumento da qualidade dos vinhos. Atualmente, os vinhos Dr. Loosen são amplamente conhecidos e apreciados em todo o mundo. Almoço. De seguida partida de autocarro para Trier. Visita guiada à cidade dita mais antiga da Alemanha. Check in no Hotel hotel Eurener Hof, em Trier. Jantar de despedida no Restaurante BECKER’S Weinhaus. Alojamento.
5º Dia – Trier / Luxemburgo / Lisboa
De manhã partida de autocarro para breve visita guiada panorâmica da cidade de Luxemburgo. Almoço. Transfer para o aeroporto.
17h45 – partida em voo Tap Air Portugal para Lisboa.
19h35 – chegada a Lisboa

FIM DA VIAGEM

programa_MOSEL