programa
Se há um país onde os três caminhos da Rota da Seda se encontram é o Uzbequistão. Este grande desconhecido é um destino que respira história e possui um património cultural impressionante.
Samarcanda era o centro de passagem e ponto de encontro de todas as caravanas da rota da seda, talvez porque esta cidade milenar, declarada Património da Humanidade, foi protagonista das primeiras produções de seda fora da China. O seu esplendor não tem limites… e ainda hoje, visitá-la, é viajar no tempo… através de templos majestosos e belos, patentes nas suas ruas movimentadas e ruidosas, que nos remetem para um esplendor cultural e comercial únicos.
Mas se Samarcanda deslumbra e surpreende porque ninguém imaginaria tal riqueza, Bukhara e Khiva, também não o fazem por menos, invocando ambas, imagens de caravanas serpenteando pelo deserto, nas suas construções monumentais que se misturam com a areia, que invocam nomes como Gengis Khan, Tamerlão, Nasrullah Khan e Estaline.
A isto, acresce a capital, Taskhent, com os seus edifícios também monumentais e belas estação de metro, fazendo lembrar as de Moscovo, e um povo genuinamente hospitaleiro, que recebe de braços abertos e sorriso rasgado o visitante.
Mas se isto não fosse suficiente, vamos convidá-los a viajar no TGV (comboio de alta velocidade) Uzbeque, que nos transportará a outra dimensão nos percursos Tashkent / Samarcanda e Samarcanda / Bukhara.
Preço por Pessoa Quarto Duplo (mínimo 15 participantes) |
2.830€ |
Suplemento Quarto Individual |
530€ |
Nota: A presente cotação está sujeita a reconfirmação mediante as disponibilidades de voo e hotéis à data da vossa reserva. Os valores acima apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais e/ou de custos de combustível e/ou eventuais novas taxas, tendo em conta a conjuntura internacional até ao momento da viagem.
Programa inclui:
Programa não inclui:
INFORMAÇÕES | RESERVAS
MA | Telf.: 215 927 076 | info@nulltryvel.pt
Continuação da viagem rumo à capital do Uzbequistão em voo regular. Noite a bordo. Chegada a Tashkent e formalidades de entrada no país, assistência local e transporte para o hotel. Pequeno-almoço no hotel. Início das visitas da capital Uzbeque principal centro económico e cultural do país. Durante muitos séculos foi um ponto de passagem de grande importância na rota da seda, rota comercial que unia a Ásia à Europa. Visita panorâmica de Tashkent onde as edificações mais modernas combinam com monumentos medievais e amplos parques. A cidade recebeu influência persa, árabe, turca e soviética. Visita da Praça de Amir Temur com a estátua de Amir Temur, no seu cavalo divino, e a Praça da Independência onde se celebram todos os festejos e desfiles oficiais. A praça está rodeada de edifícios governamentais, como o Parlamento e numerosos ministérios. Almoço em restaurante. Durante a tarde breve passeio no Metro de Tashkent, construído na era soviética e que nos transporta para as famosas estações de Metro de Moscovo e S. Petersburgo e passagem ainda pelo Memorial da II Guerra Mundial e pela imponente fachada do Teatro da Opera e Ballet. Após as visitas regresso ao hotel. Alojamento e Jantar no Hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Dia dedicada à visita da cidade antiga com especial atenção do complexo arquitetónico Khasti Imom situado na praça do mesmo nome, a Madraça Barak Khan, situada no centro da cidade antiga, na mesma praça a biblioteca rica em manuscritos orientais no qual e em sala especialmente reservada, podemos apreciar o famoso corão do terceiro califa de Osmão, escrito no século VII, proveniente de Bagdad para o Uzbequistão e que terá sido a fonte originaria do livro sagrado do Islão, o Corão. Almoço em restaurante. De tarde visita do Mausoléu de Kaffal Shohi (séc XVI), Madraça Kukeldash (séc XVI), principais núcleos de educação muçulmana. Durante a tarde visita ainda do mercado oriental bazar Chorsu, onde haverá algum tempo livre para exploração do mesmo. Regresso ao Hotel. Saída para jantar em restaurante com espetáculo de folclore tradicional. Regresso ao hotel e alojamento.
Pequeno-almoço no Hotel e transporte para a estação de comboios de Alta Velocidade TGV. Partida do comboio com destino a Samarcanda (partida 07h47 chegada 10h12). Dia inteiramente dedicado a visita de Samarcanda, fundada nas margens do rio Zeravshan, cujo nome significa em persa “o que reparte ouro”: a cidade beneficiou durante largos séculos de uma localização estratégica na encruzilhada das principais rotas comerciais que hoje conhecemos como como “Rota da Seda”, pelas que transitavam mercadorias entre a China e o Médio Oriente, das quais algumas tinham com destino final a Europa. Dita localização constituiu a origem da extraordinária riqueza da cidade e a beleza dos seus principais monumentos, alguns deles se conservam ainda intactos apesar das numerosas invasões e conquistas que Samarcanda sofreu ao longo da sua história. Começaremos pela visita do Mausoléu Gur Emir, construído pelo célebre Tamerlão, lendário conquistador, líder militar e político turco-mongol. O local estava destinado ao seu neto, mas posteriormente foi convertido panteão familiar, onde se encontram os restos mortais do próprio Tamerlão, e seus descendentes. O interior do Mausoléu está decorado com pinturas azuis e douradas. Continuação pela célebre Praça Registán, situada no centro da cidade antiga, onde se encontram 3 antigas madraças – universidades islâmicas – consideradas como o protótipo que inspiraria a maior parte da arquitetura islâmica nos últimos 600 anos (Madraça Sher-Dor, de 1636; a Madraça Tillya–Kori, de 1660 e a Madraça Ulugbek, de 1420). Almoço em restaurante. De tarde, De seguida visita da Mesquita BibiKhanum, do Museu da cidade antiga de Afrosiyab e do Bazar Siab. Ao final da tarde check in no Hotel. Saída para jantar em restaurante. Regresso ao Hotel e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel e, saída para continuação da visita de Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo, extraordinário centro de difusão cultural no passado, e conhecida no seu apogeu como “A Roma do Oriente”, representando um ponto de fusão das culturas iraniana, indiana e mongol, com numerosas influências tanto orientais como ocidentais. Visita do Observatório de Ulughbek do séc. XV, com uma estrutura de mais de 40m de largura e um arco de 63m, cujos telescópios dotados de potentes lentes se movimentam sobre carris. O observatório encontra-se no monte de Chupan-Ata, nos arredores de Samarcanda. Visita da Necrópole de Shakhi-Zinda, um dos lugares mais santos de Samarcanda que consiste num conjunto de mesquitas e madraças que rodeiam o túmulo do primo do profeta Maomé. A aristocracia local seguiu a tradição de construir mausoléus neste local. Mausoléus esses, ricamente decorados com cerâmica vidrada, mosaicos nas cúpulas e nos interiores. Almoço em restaurante. Durante a tarde visita do novo complexo da cidade apelidada de ‘Silk Road Samarkand’ ou ‘Cidade Eterna’ uma interpretação moderna de uma cidade medieval criada pelas mãos de artesãos, artistas, hábeis marceneiros e ceramistas locais. Jantar no hotel e alojamento.
Pequeno-almoço no Hotel e transporte para a estação de comboios de Samarcanda. Partida no comboio TGV com destino a Bukhara (partida 10h46 chegada 12h29). Após chegada, almoço em restaurante. Após o almoço, início das visitas de Bukhara, que foi durante largo período o principal centro da cultura islâmica e lugar importante de peregrinações muçulmanas. A sua arquitetura e locais arqueológicos formam parte dos pilares da história e arte persa. O centro histórico da cidade foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1993. Situado a 12Km fora da cidade, visita do Mausoléu e complexo de Bahouddin Nakshandi famoso filósofo e sufi do Oriente que se tornou num importante lugar de peregrinação não só para os habitantes de Buckhara mas também de todo o mundo muçulmano. Visita ainda do Mausoléu Chor Bark conjunto monumental e memorial construído em honra de Khodja Abu Bakr Sa’d e Imam Abu Bakr Ahmed, dois líderes religiosos muçulmanos do século X, que juntamente com outros dois ficaram conhecidos como Chor Bakr ou ‘quatro irmãos’, que eram descendentes de Maomé e que tiveram um papel importante na disseminação do islão em Bucara. Por último, visita da residência de verão do Emir de Bukhara, Sitorai-Mokhi-Hossa. Jantar no hotel e alojamento.
Pequeno-almoço e continuação das visitas de Bukhara. Visita do Mausoleu dos Samanides, da Mesquita Bolo Hauz e da Cidadela Ark. Almoço em restaurante. Após o almoço visitas e do conjunto arquitetónico “Poi-Kalyan” que consiste no Minarete Kalyan, da Mesquita Kalyan, ambos construídos com ladrilhos e decorados com cúpulas, arcadas e cerâmica vidrada com motivos geométricos e vegetais, e a Madraça Miri-Arab, criadas por destacados arquitetos de Bukhara. Nestes monumentos revela-se a espiritualidade da cidade antiga e a história da cultura durante a época dos governadores, os quais mandaram construir algumas das obras-primas da arquitetura da Ásia Central. Visita ainda das Madraças de “Ulugbeka” e “Abdulazizhana”, a mais reputada escola religiosa islâmica do séc. XV com a mesquita e salas de aula e do conjunto arquitectónico Liaba Havz, situada parte mais tranquila da cidade, construída no séc. XVI-XVII, conservando o seu aspeto, mas autêntico. Saída para jantar com masterclass do prato tradicional ‘Plov’. Regresso ao hotel e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente dedicado à visita da antiga cidade de Itchan Kalá, durante a qual se terá oportunidade de admirar mais de 50 monumentos históricos e mansões, que datam do séc. XVII-XIX e que se encontram entre as obras mais bem conservadas da arquitetura muçulmana da Ásia Central. Itchan Kalá é considerada um autêntico museu ao ar livre e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Toda a parte antiga encontra-se rodeada por uma muralha defensiva; visita do minarete de Kalta Minor, do séc. XVIII, completamente revestido de cerâmica vidrada e azulejo, visita da Madraça Mohammed Rahim-khan, antigo monarca considerado iluminado e com reputação de ser o patrão dos eruditos e poetas. Almoço em restaurante. Concluiremos a visita com o complexo arquitetónico Tash Hovli do século XIX, Mausoléu de Pahlavan Mahmud que data aos séculos XIV-XVIII, e a Mesquita Juma do séc. X, com o seu grandioso pátio interior rodeado por 112 colunas de madeira lavrada e ainda a Madrasa Allikulikhan. Jantar de encerramento da viagem em restaurante com espetáculo de folclore. Jantar no hotel e alojamento.
Em hora a informar, transporte para o aeroporto de Urgench. embarque e partida em voo regular via cidade europeia. Refeições e noite a bordo. Chegada na cidade de conexão, mudança de avião e continuação da viagem com destino a Lisboa ou Porto. Fim dos nossos serviços.