turkish
Se há um país onde os três caminhos da Rota da Seda se encontram é o Uzbequistão. Este grande desconhecido é um destino que respira história e possui um património cultural impressionante.
Samarcanda era o centro de passagem e ponto de encontro de todas as caravanas da rota da seda, talvez porque esta cidade milenar, declarada Património da Humanidade, foi protagonista das primeiras produções de seda fora da China. O seu esplendor não tem limites… e ainda hoje, visitá-la, é viajar no tempo… através de templos majestosos e belos, patentes nas suas ruas movimentadas e ruidosas, que nos remetem para um esplendor cultural e comercial únicos.
Mas se Samarcanda deslumbra e surpreende porque ninguém imaginaria tal riqueza, Bukhara e Khiva, também não o fazem por menos, invocando ambas, imagens de caravanas serpenteando pelo deserto, nas suas construções monumentais que se misturam com a areia, que invocam nomes como Gengis Khan, Tamerlão, Nasrullah Khan e Estaline.
A isto, acresce a capital, Taskhent, com os seus edifícios também monumentais e belas estação de metro, fazendo lembrar as de Moscovo, e um povo genuinamente hospitaleiro, que recebe de braços abertos e sorriso rasgado o visitante.
Mas se isto não fosse suficiente, vamos convidá-los a viajar no TGV (comboio de alta velocidade) Uzbeque, que nos transportará a outra dimensão nos percursos Tashkent / Samarcanda e Samarcanda / Bukhara.
Preço por Pessoa Quarto Duplo (mínimo 20 participantes) |
2.600 € |
Suplemento Quarto Individual |
390 € |
Programa inclui:
Programa não inclui:
INFORMAÇÕES | RESERVAS
GC | Telf.: 215 927 076 | info@nulltryvel.pt
Pequeno-almoço no Hotel e/ou tipo picnic box e transporte para a estação de comboios de Alta Velocidade TGV. Partida do serviço com destino a Samarcanda (partida 07h28 chegada 09h42). Dia inteiramente dedicado a visita de Samarcanda, fundada nas margens do rio Zeravshan, cujo nome significa em persa “o que reparte ouro”: a cidade beneficiou durante largos séculos de uma localização estratégica na encruzilhada das principais rotas comerciais que hoje conhecemos como como “Rota da Seda”, pelas que transitavam mercadorias entre a China e o Médio Oriente, das quais algumas tinham com destino final a Europa. Dita localização constituiu a origem da extraordinária riqueza da cidade e a beleza dos seus principais monumentos, alguns deles se conservam ainda intactos apesar das numerosas invasões e conquistas que Samarcanda sofreu ao longo da sua história. Começaremos pela célebre Praça Registán, situada no centro da cidade antiga, onde se encontram 3 antigas madraças – universidades islâmicas – consideradas como o protótipo que inspiraria a maior parte da arquitetura islâmica nos últimos 600 anos (Madraça Sher-Dor, de 1636 ; a Madraça Tillya–Kori, de 1660 e a Madraça Ulugbek, de 1420). Almoço em restaurante. Visita do Mausoléu Gur Emir, construído pelo célebre Tamerlão, lendário conquistador, líder militar e político turco-mongol. O local estava destinado ao seu neto, mas posteriormente foi convertido panteão familiar, onde se encontram os restos mortais do próprio Tamerlão, e seus descendentes. O interior do Mausoléu está decorado com pinturas azuis e douradas. De seguida visita da Mesquita Bibi-Khanum e do Bazar Siab. Ao final da tarde check in no Hilton Garden Inn 4* ou similar. Saída para Jantar em Restaurante.
Continuação da visita de Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo, extraordinário centro de difusão cultural no passado, e conhecida no seu apogeu como “A Roma do Oriente”, representando um ponto de fusão das culturas iraniana, indiana e mongol, com numerosas influências tanto orientais como ocidentais. Visita do Observatório de Ulughbek do séc. XV, com uma estrutura de mais de 40m de largura e um arco de 63m, cujos telescópios dotados de potentes lentes se movimentam sobre carris. O observatório encontra-se no monte de Chupan-Ata, nos arredores de Samarcanda. Visita ao Museu da cidade antiga de Afrosiyab e visita da Necrópole de Shah-i-Zinda, um dos lugares mais santos de Samarcanda que consiste num conjunto de mesquitas e madraças que rodeiam o túmulo do primo do profeta Maomé. A aristocracia local seguiu a tradição de construir mausoléus neste local. Mausoléus esses, ricamente decorados com cerâmica vidrada, mosaicos nas cúpulas e interiores. Almoço. Durante a tarde visita do novo complexo da cidade apelidada de ‘Silk Road Samarkand’ ou ‘Cidade Eterna’ uma interpretação moderna de uma cidade medieval criado pelas mãos de artesãos, artistas, hábeis marceneiros e ceramistas locais. Parte da tarde livre. Jantar no restaurante.
Pequeno-almoço no Hotel e transporte para a estação transporte para a estação de comboio de Samarcanda. Partida no serviço TGV com destino a Bukhara. (partida 09h42 chegada 11h19) Inicio das visitas de Bukhara, que foi durante largo período o principal centro da cultura islâmica e lugar importante de peregrinações muçulmanas. Sua arquitectura e locais arqueológicos formam parte dos pilares da história e arte persa. O centro histórico da cidade foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, no ano de 1993. Situado a 12Km fora da cidade, visita do mausoléu e complexo de Bahouddin Nakshandi Famoso fiosofo e sufi do Oriente que se tornou num importante lugar de peregrinação não só para os habitantes de Bukhara mas também de todo o mundo muçulmano. Almoço. Visita ainda do Mausoleu Chor Bark conjunto monumental e memorial construído em honra de Khodja Abu Bakr Sa’d e Imam Abu Bakr Ahmed, dois líderes religiosos muçulmanos do século X, que juntamente com outros dois ficaram conhecidos como Chor Bakr ou ‘quatro irmãos’, que eram descendentes de Maomé e que tiveram um papel importante na disseminação do islão em Bucara. Por ultimo visita da residência de verão do Emir de Buckara, Sitorai-Mokhi-Hossa. Alojamento no Hotel Paradise Plaza 4* ou similar. Saída para jantar com masterclass do prato tradicional ‘Plov’. Regresso ao Hotel. Alojamento.