Uma viagem de sonho – no “Pequeno Tibete Português” (Sistelo) e no Gerês

 

Com Vitor Casul

Com cerca de 270 habitantes, a pacata aldeia de Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, tem vivido dias agitados desde que foi eleita uma das aldeias vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal. Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez, ergue-se uma magnífica paisagem verde em socalcos que lhe valeu a alcunha de “o pequeno Tibete português”. Os passadiços atraíram muitos turistas até à região, mas foi em 2017 quando a Paisagem Cultural de Sistelo foi reconhecida pelo Presidente da República como Monumento Nacional que a aldeia saiu do anonimato. É a primeira vez que tal classificação é dada a uma aldeia no seu todo, património cultural e natural, que até ao momento era só atribuída ao património edificado.

Preço por Pessoa Quarto Duplo

(mínimo de 25 participantes)

480 €

Suplemento Quarto Individual

105 €

 

Programa inclui:

  • Acompanhamento Tryvel durante toda a viagem;
  • Autocarro de turismo, de 55 lugares, com ar condicionado, para todo o percurso;
  • 02 noites de alojamento com pequeno-almoço no Ribeira Collection Hotel 4* e 01 noite no Hotel de S. Bento ****;
  • Pensão completa com bebidas incluídas;
  • As visitas indicadas no programa e um passeio em carrinhas no Gerês;
  • Auriculares durante todos os passeios;
  • Seguro de viagem;
  • Taxas hoteleiras e de serviço, bem como IVA;
  • Bolsa de documentação contendo informação sobre os locais a visitar.

 

Programa não inclui:

  • Quaisquer serviços que não se encontrem devidamente mencionados no presente itinerário e extras de carácter pessoal (ex. bagageiros, gratificações, telefonemas, bar, minibar, lavandaria, etc.)

 

INFORMAÇÕES | RESERVAS
CS – Telf. 215 927 076 | info@nulltryvel.pt

1º Dia - Lisboa / Ponte de Lima / Arcos de Valdevez

Pelas 07h00, concentração em Sete Rios (em frente ao portão principal do Jardim Zoológico). Saída em direção a Ponte de Lima, com paragens técnicas pelo caminho. Almoço no Restaurante Confrade. De tarde visita ao centro histórico desta povoação espantosamente fotogénica favorecida pelas plácidas águas do rio Lima e pela ponte romana e medieval que lhe deu o nome. O centro histórico é um dos maiores tesouros patrimoniais de Portugal. Visitaremos o Paço do Marquês de Ponte de Lima onde atualmente se encontra instalado o Turismo. O ex-libris, que conjuntamente com o rio que banha a vila, deu nome à localidade é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de santo António da Torre Velha. Depois o troço que resta da ponte romana, são apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. Se descermos veremos os alicerces da Torre Velha, talvez a primeira do sistema defensivo medieval.  Aqui. nasceu o Beato Francisco Pacheco (O Santo), Mensageiro da Companhia de Jesus e um dos principais Jesuítas do Japão. Teremos algum tempo livre para atividades individuais. Ao fim da tarde continuaremos em direção a Arcos de Valdevez que seguramente é considerada uma pequena caixa de sedução, encravado no Vale do Vez. Arcos conserva todo o encanto característico do ALTO MINHO: paisagem verde, frescura abundante, arquitetura solarenga e um rio que espalha a vaidade de toda uma vila carregada de História. Chegada ao Ribeira Collection Hotel 4*. Jantar e alojamento. Este hotel fica situado num local maravilhoso, onde o Rio Vez mostra a sua “graça” e num pequeno volteio, depois de passar a ponte velha, segue o seu caminho “cantarolando”. Quem o observar seguramente reterá imagens inolvidáveis. E nós podemos fazê-lo das instalações do Hotel.

2º Dia - Arcos de Valdevez / Sistelo / Arcos de Valdevez

Após o pequeno-almoço, saída em direção à Aldeia do Sistelo, uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal. Aqui poderemos apreciar os arrebatadores socalcos, que lhe deram o epíteto de “Pequeno Tibete Português” e percorrer a pé os Passadiços do Sistelo, que passaram de segredo mais bem guardado do Gerês para o destino mais procurado em menos dum ano; os socalcos, que sempre ali estiveram desde o século XVI, foram declarados Monumento Nacional em 2017 pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. É a primeira vez que tal classificação é dada a uma aldeia no seu todo, património cultural e natural, que até ao momento era só atribuída ao património edificado. Mas pelas características tão particulares desta aldeia e da paisagem natural envolvente, não nos espanta que haja consciência da necessidade de salvaguarda. Após o almoço que decorrerá no Solar do Marquês e que ocorrerá depois de termos apreciado uma panorâmica fenomenal da aldeia, no miradouro, regresso a Arcos de Valdevez para uma visita guiada a esta Vila encantadora, nomeadamente ao centro interpretativo do Barroco, à Igreja Matriz, ao relógio de água, pelourinho, museu das concertinas, Igreja da Misericórdia etc.  Jantar e alojamento no hotel. 

3º Dia - Arcos de Valdevez / Ponte da Barca / Amares / Caniçada / S. Bento da Porta Aberta

Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Ponte da Barca para uma breve visita. Situada numa região verdejante à beira do Rio Lima, pensa-se que Ponte da Barca foi buscar o seu nome à barca que fazia a ligação entre as duas margens, antes da ponte ser construída no séc. XV.
O centro histórico da vila possui casas solarengas e belos monumentos dos Séculos. XVI-XVIII. Pertence à região Demarcada dos Vinhos Verdes e parte deste do concelho está inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês.
Ponte da Barca é um dos quatro municípios que integram o Vale do Lima. Nesta região, percorrer a Rota dos Gigantes é uma forma de conhecer os locais onde nasceram quatro grandes figuras históricas que levaram Portugal aos quatro cantos do mundo como foi o caso de Fernão de Magalhães, o Navegador, que comandou a primeira viagem de circum-navegação provando que a Terra é redonda. Depois seguiremos para Terras de Bouro e no meio de uma luxuriante paisagem descobriremos o Restaurante Abadia onde nos será servido um inesquecível almoço. Seguiremos depois para a Estalagem da Caniçada onde ficaremos deslumbrados com uma panorâmica da albufeira da barragem da Caniçada. Passeio de barco nas águas calmas do Rio Caldo. No final seguiremos para o Santuário de São Bento da Porta Aberta para uma visita. Check in e jantar no Hotel de São Bento 4****.

4º Dia - São Bento da Porta Aberta / Gerês / Braga / Lisboa

Pequeno-almoço no hotel. Saída para o Gerês onde teremos uma Aventura em carrinhas que nos esperam no Hotel. É uma forma prática e cómoda de ir ao encontro da natureza, viver momentos inesquecíveis conhecer culturas e lugares através de caminhos pouco explorados. Passaremos pelas cascatas de Leonte e Albergaria, pela Portela do Homem e pela Geira Romana.  Finalizaremos as visitas na Barragem de Vilarinho das Furnas com o regresso pelo interior da serra até ao Hotel. Saída de Autocarro até Braga onde teremos o Almoço no restaurante “O Migaitas “.  Seguiremos depois em direção a Lisboa com paragens técnicas pelo caminho.