1º Dia
Comparência dos participantes no aeroporto de Lisboa. Assistência nas formalidades de embarque e saída em voo regular com destino à cidade de Casablanca. Chegada, assistência e transfer para o Idou Anfa Hotel 4* (ou similar) para check-in. Alojamento e jantar no hotel.
2º Dia
Pequeno-almoço no hotel e checkout. Saída para panorâmica da Corniche de Casablanca, manhã dedicada a uma visita panorâmica de Casablanca, capital económica de Marrocos, visitando a majestosa Mesquita de Hassen II, e o exterior do Palácio Real e Mercado Central e a sua Art Deco no geral. Partida para Rabat. Visita da capital política e administrativa do país, percorrendo o bairro diplomático, onde se podem ver o Palácio Real, o Mausoléu de Mohamed V, a Torre de Hassan e o Kashbah Ouddayas entre outros monumentos. Almoço em restaurante. Continuação para Meknés referida como a “Versailles Marroquina”, antiga capital imperial fundada no final do séc.XVII. A visita panorâmica desta cidade incluirá também Bab Monsour, Hari Souani, as Cavalariças Reais e o Bairro Judeu. Continuação para as ruínas romanas de Volubilis, local arqueológico classificado pela UNESCO como património mundial. Chegada a Fez e transporte para o Royal Mirage Fes Hotel 4*. Alojamento e jantar no hotel.
3º Dia
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita a Fez a mais antiga das cidades imperiais marroquinas, fundada em 808 como primeira capital política, religiosa, cultural e artística do país. A cidade divide-se em dois bairros: Fez El Bali (parte velha, e onde se encontram os seus principais monumentos) e Fez Jedid (a parte nova). Destaque para a Mesquita e a Universidade de Karaouina, na cidade velha. Visita do Palácio Real Mechouar e ao bairro judeu. Visita da Fonte de Nejarine, do Mausoléu Moulay Idriss (exterior) e da Mesquita Karouine (exterior). Visita da Medina Medieval e da Madrasas (Attarine ou Bou Anania) Almoço em restaurante. De seguida, continuação da visita pela Medina. Visita dos Souks onde se poderá ver os diferentes artesãos usando as antigas tradições orientais. Após passeio, transporte de regresso ao hotel. Alojamento e jantar no hotel.
4º Dia
Pequeno-almoço no hotel e checkout. Saída em direção a Midelt, cidade situada na junção dos maciços montanhosos do Médio e do Alto Atlas Oriental. Continuação por Erfoud, pelo Vale do Ziz com os seus Kasbahs e palmeirais. Almoço em restaurante. Esta cidade é famosa pelas suas inúmeras tamareiras e pela sua proximidade das Dunas de Erg Chebbi também conhecidas como Dunas de Merzouga. Chegada a Erfoud e transporte para o Erfoud Palace Hotel 4* (ou similar). Alojamento e jantar no hotel.
5º Dia
Pequeno-almoço no hotel e checkout. Partida em direção a Tinghir, no centro do oásis do vale do rio Todgha (Todra), perto das suas famosas gargantas, no planalto que separa o Alto Atlas do Jbel Saghro, que por sua vez é um dos extremos do Anti-Atlas. A cidade está rodeada pelo palmeiral de Todgha, muito denso e que ocupa apenas as margens do uádi. Alegadamente, é um dos palmeirais de tamareiras a maior altitude. Durante o percurso, visita das ruínas de Ksar Abbar, um Kasbah do séc. XVII. Continuação pela estrada de Tinjdad e chegada às “Gargantas de Todra” desfiladeiro muito profundo e estreito, ladeado de escarpas muito íngremes que chegam a ter 200 metros de altura nos últimos 40 km do percurso através das montanhas. Almoço em restaurante. De tarde, continuação pelo Vale de Dades e por El Kelaa M’Gouna também conhecido por Vale das Rosas. Continuação da viagem em direção a Ouarzazate, centro nevrálgico de uma vasta região do sul marroquino, de transição entre as montanhas do Atlas e o deserto do Saara, considerada como a “porta do deserto”. Um dos grandes atrativos turísticos da cidade e da região envolvente são os inúmeros kasbahs construídos em taipa, as montanhas e as planícies áridas, os vales e oásis verdejantes, os palmeirais e as aldeias de barro vermelho ou ocre. Chegada a Ouarzazate e transporte para o Karam Palace Hotel 4* (ou similar). Alojamento e jantar no hotel.
6º Dia
Após o pequeno-almoço, visita do centro de Ouarzazate com a visita do Kasbah de Tifoultout, construído no sec. XVIII num local estratégico muito importante. Do alto do terraço tem-se uma vista exuberante sobre o vale. Continuação para Ben Haddou, cidade fortificada (ksar), na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakech. Ali foram filmados vários filmes famosos, incluindo Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador, Alexandre e Príncipe da Pérsia, entre muitos outros. O ksar foi fundado em 757, e começou como a casa de uma família apenas, no entanto a povoação cresceu até ao seu tamanho atual. O túmulo do seu fundador, Ben-Haddou está na base da colina, por trás da povoação. O sítio foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1987. Almoço em restaurante. Partida em direção a Tiz Tichka cujo troço da estrada é considerada uma das mais pitorescas de Marrocos, pelas vistas deslumbrantes sobre as montanhas mais altas do Alto Atlas, a uma altitude de 2.260m. Chegada a Marraquexe e transporte para o Kenzi Rose Garden hotel 5* (ou similar). Alojamento e jantar no hotel.
7º Dia
Pequeno-almoço e início da visita da cidade de Marraquexe, a cidade vermelha ou “Terra de Deus” como os Berberes a apelidaram, considerada uma das mais belas cidades do Magrebe. Antiga cidade imperial, fundada pelos Berberes no século XI, Marraquexe foi durante muito tempo a capital dos Amorávidas e Saadiis, nómadas saarianos, arquitetos de luxuosos palácios, jardins e sumptuosas mesquitas. Destacamos, o Jardins Menara, os Túmulos Saidianos, a Madraça Ben Youssef, o Palácio Bahia e a Mesquita de Koutoubia. Almoço no hotel. De tarde, visita da famosa Praça Djeema el Fna, símbolo e coração pulsante da cidade, reconhecida em 2008 como Património Imaterial, pela UNESCO, com os seus encantadores de serpentes, os contadores de histórias, os cuspidores de fogo e artistas de todos géneros e visita da Medina a partir da qual se poderá explorar o impressionante labirinto de souks, que constituem o mercado típico local. Visita do Jardim Majorelle cujo nome se deve ao seu fundador, o pintor francês Jacques Majorelle (1886–1962), que o criou em 1931. Comprado por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em 1980, atualmente pertence à Fundação Jardim Majorelle, subsidiária da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. Trata-se de um jardim botânico inspirado nos jardins islâmicos onde também funciona um museu da cultura berbere. Ocupa cerca de um hectare a noroeste da almedina e alberga cerca de 3 000 espécies botânicas. Regresso ao hotel. Saída do hotel para visita do Palmeraie de Marrakech. Contam as histórias de tempos idos que por aqui passavam os Tuaregs negociantes. Quando vindos do Sul para realizar os seus negócios e vendas, descansando nesta zona, comiam as suas Tâmaras para recuperar a força para nova viagem. Os caroços das Tâmaras deixados pelo solo, foram dando vida a novas Palmeiras que crescendo onde eram largadas, deram nova vida à região. Hoje, de forma desordenada estas palmeiras mostram a sua imponência e com todo o respeito são tratadas. A melhor forma de entrar no espírito do Palmeiral é na companhia do dromedário pela altura do pôr do sol. Possibilidade de opcionalmente fazer um passeio de camelo. Saída para jantar em restaurante com espetáculo marroquino “Fantasia” no famoso Chez Ali (jantar sob tendas e menu especial de “mechoui” - cabrito assado). Após o jantar, transporte de regresso ao hotel. Alojamento.
8º Dia
Pequeno-almoço e checkout. Manhã livre para atividades. Almoço no hotel. Em hora a informar, transporte para o aeroporto de Marraquexe. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo de Companhia Aérea regular com destino a Lisboa. Fim dos nossos serviços.